Mosteiro de São Pedro de Cete

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSPC
Title type
Atribuído
Date range
0882 Date is certain to 1598 Date is certain
Dimension and support
15 mç., 7 doc.; perg., papel
Biography or history
O Mosteiro de São Pedro de Cete era masculino, e pertencia à Ordem de São Bento.

Antes de 924, foi fundado no julgado de Aguiar de Sousa. Pertencia ao bispado do Porto.

No fim do século XI, foi restaurado por Gonçalo Oveques, talvez por ocasião da introdução da Regra de São Bento e dos costumes cluniacenses.

Entre 1121 e 1128, teve carta de couto concedida por D. Teresa.

Entre o princípio do século XVI e 1551, foi governado por abades comendatários, sendo o último, frei Luís de Montoia, eremita de Santo Agostinho. Este obteve do papa a união do mosteiro com as suas rendas ao colégio da Graça de Coimbra, da mesma Ordem.

Em 1551, foi anexado ao colégio de Nossa Senhora da Graça, de Coimbra, da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, por D. João III, o qual fora fundado em 1543.

Em 1613, os Eremitas de Santo Agostinho tomaram posse dele, quando morreu o último monge beneditino.

Em Cete, ficaram apenas dois frades desta ordem encarregados da administração do domínio e da cura paroquial até 1834.

Em 1834, no âmbito da "Reforma geral eclesiástica" empreendida pelo Ministro e Secretário de Estado, Joaquim António de Aguiar, executada pela Comissão da Reforma Geral do Clero (1833-1837), pelo Decreto de 30 de Maio, foram extintos todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios e casas de religiosos de todas as ordens religiosas, ficando as de religiosas, sujeitas aos respectivos bispos, até à morte da última freira, data do encerramento definitivo.

Os bens foram incorporados nos Próprios da Fazenda Nacional.
Custodial history
Parte da documentação esteve integrada na designada Colecção Especial. Entre os anos de 1938 e 1990, sempre que possível e considerando a sua proveniência, a documentação foi reintegrada nos fundos, numa tentativa de reconstituição dos cartórios de origem. Estes documentos foram ordenados cronologicamente, constituídos maços com cerca de 40 documentos, aos quais foi dada uma numeração sequencial.

Apesar de a documentação que constitui este fundo ter sido produzida pelo Mosteiro de São Pedro de Cete no período em que pertenceu à Ordem de São Bento, não foi sujeita a tratamento arquivístico no âmbito do projecto deu origem à publicação da monografia designada 'Ordens monástico-conventuais: inventário', com a coordenação de José Mattoso e Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Neste inventário é dada a informação incorrecta de que a documentação deverá ser consultada no fundo do Colégio da Graça de Coimbra da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.
Scope and content
Contém doações, prazos e desistências, entre outros.

Guia de Fundos Eclesiásticos; Ordem de São Bento; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208).

MATTOSO, Fr. José - Documentos beneditinos da Torre do Tombo. Lisboa: [s.n.], 1970. Sep. de "Lusitania Sacra", tomo 8. Exemplar disponível no Serviço de Referência da Torre do Tombo: (L 285 A) p. 234-237.

INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO - "Ordens monástico-conventuais: inventário: Ordem de São Bento, Ordem do Carmo, Ordem dos Carmelitas Descalços, Ordem dos Frades Menores, Ordem da Conceição de Maria." Coord. José Mattoso, Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha. Lisboa: IAN/TT, 2002. XIX, 438 p. ISBN 972-8107-63-3. (L 615) p. 4.
Related material
Portugal, Arquivo Distrital do Porto, Convento de São Pedro de Cête - Paredes.

Portugal, Biblioteca Nacional.

Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, cx. 2205, inv. n.º 94.

Portugal, Torre do Tombo, Cónegos Regulares de Santo Agostinho, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, livro 39.
Publication notes
"Documentos Medievais Portugueses". Lisboa : Academia Portuguesa de História, 1958- . 2 vol.; 38 cm. V. 1, t. 1: "Documentos Régios: documentos dos Condes Portucalenses e de D. Afonso Henriques A.D. 1095-1185. 1962.
Creation date
07/04/2011 00:00:00
Last modification
02/02/2017 09:37:44