Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Diligência de habilitação de Joana Luísa Rosa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/TSO-CG/A/008-003/46
Title type
Formal
Date range
1711 Date is certain to 1711 Date is certain
Dimension and support
32 f.; papel.
Extents
32 Folhas
Scope and content
Pretendente a ama do Paço, natural e moradora em Lisboa, filha de João Henriques Scult, homem de negócios e vice-cônsul de Hamburgo, natural de Hamburgo (Alemanha), e de Margarida de Jesus, natural de Torres Vedras, moradores em Lisboa; neta paterna de Henrique Scult e de Isabel Scult, naturais e moradores em Hamburgo; e neta materna de Estêvão Antunes, lavrador, e de Isabel Gomes, naturais e moradores em Torres Vedras.

Casada com António Fernandes de Morais.

O apelido da família paterna da habilitanda, de origem alemã, é também referido como Escult, Esculte, Sculte e Stuch, por isso optámos pela variante Scult, que é a que aparece mais vezes ao longo do documento, embora pareça tratar-se de formas "aportuguesadas" do apelido Schultz. Assim, o seu pai chamar-se-ia provavelmente Johann Heinrich Schultz, e os seus avós, Heinrich Schultz e Elizabeth Schultz.

Esta habilitação era para ama da rainha [D. Maria Ana de Áustria, mulher de D. João V], possivelmente para cuidar da infanta D. Maria Bárbara Xavier Leonor Teresa Antónia Josefa, nascida a 4 de Dezembro desse mesmo ano, e que viria a ser a futura rainha D. Maria Bárbara de Bragança, por casamento com o rei D. Fernando VI de Espanha.

Estas diligências ficaram aprovadas em 25 de Novembro de 1711.
Physical location
Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações de Mulheres, mç. 3, doc. 8
Physical characteristics and technical requirements
Razoável
Creation date
17/10/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32
Record not reviewed.