Fotografias de Aspectos do Ensino

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/CMZ-AF-GT/E/30
Title type
Formal
Descriptive dates
[1905-1930]
Dimension and support
1 u.i (cp).
Scope and content
Documentação fotográfica retratando aspectos referentes à política educativa da Companhia de Moçambique, levada a cabo em estreita ligação com a Direcção Geral das Missões Católicas Portuguesas.

Com efeito, as missões católicas portuguesas tiveram igualmente um papel importante no desenvolvimento do território por serem consideradas um dos meios mais eficazes para construir a chamada civilização indígena. Dirigidas por padres franciscanos portugueses, as missões foram-se desenvolvendo, desempenhando a sua acção no que respeita ao ensino primário e profissional. Por isso, em 1930, a Companhia celebrou um contrato com a Direcção Geral das Missões Católicas Portuguesas.

Assentando, fundamentalmente, na construção de escolas, o problema da educação e ensino centrou-se sobretudo, na educação dos indígenas, não descurando o ensino das crianças europeias.

O ensino primário (diurno e nocturno) e profissional, ministrado nas escolas públicas e missões, foram os principais pilares da acção educativa, passando a integrar, mais tarde, a formação de professores indígenas, destinados às escolas primárias do território e ao ensino profissional e agrícola.

O ensino primário para europeus era regulado por um decreto de 28 de Junho de 1911 e pelo nº 16.730 de 13 de Abril de 1929, existindo ainda uma Junta da Inspecção Escolar, presidida pelo Secretário Geral do Governo da Compamhia, que tinha competência para fiscalizar a observância das leis e a maneira como era ministrado o ensino nas escolas.

Entre as várias escolas construídas, merecem referência especial a Escola de Artes e Ofícios da Beira (começada a construir, em 1905, e inaugurada, em 1907), dirigida pela Missão da Beira, com regime de internato, ministrando os ensinos primário e profissional. Este último, através das oficinas de tipografia, encadernação, sapataria e alfaiataria. Também na Missão de Chupanga, foi criado um internato para rapazes e, em Macequece, Vila Fontes, Chemba, Mossurize e Cheringoma Escolas de Artes e Ofícios, todas iniciadas, em 1930.
Creation date
31/01/2008 00:00:00
Last modification
25/10/2021 09:08:01
Record not reviewed.