Construção do Porto da Beira

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/CMZ-AF-GT/I/3
Title type
Formal
Date range
1927 Date is certain to 1939 Date is certain
Dimension and support
7 u.i (cp).
Scope and content
Gozando de situação privilegiada, no estuário do rio Pungué, o Porto da Beira foi considerado, desde o princípio da administração da Companhia de Moçambique, um elemento vital para o progresso do território e uma das formas de concretizar uma das mais importantes obrigações assumidas pelo Estado português no Tratado Luso Britânico de 11 de Junho de 1891: "facilitar, atravez da provincia de Moçambique, e a partir da Baía da Beira, as comunicações entre o Indico e as colónias do hinterland, vizinhas da nossa, e sob a esfera de influência britânica".

Na origem dessa convicção, estiveram a proposta de Paiva de Andrada, primeiro explorador do território de Manica e Sofala, defendendo, já em 1884, a realização de estudo hidrográfico do referido estuário, por estar convencido das suas vantagens para a navegação e comércio, e o levantamento hidrográfico de 1890, levado a cabo por oficiais da marinha de guerra portuguesa. Após essa data, e principalmente depois que a Companhia assumiu a administração do território, foram muitos os estudos e trabalhos realizados, alguns dos quais já documentados fotograficamente, até que se construiu, no princípio do século xx, o cais da Alfândega para embarque e desembarque de passageiros e carga.

Contudo, continuando a pensar no aperfeiçoamento do cais e na construção dum grande porto, a Companhia continuou a diligenciar nesse sentido, mandando fazer diversos estudos, até que, em 1926, se firmou contrato com a firma Beira Works, para a construção do novo porto, tendo ficado estabelecido que as suas instalações compreenderiam: cais acostável para navios de grande tonelagem; instalações eléctricas; elevadores para cargas de cereais e carvão; armazéns; vias férreas para serviço do cais com ligação às linhas da Zambézia e Rodésia e todo o restante apetrechamento indispensável num porto de importância comercial, como pontes-cais, extensões de estruturas, viadutos etc.

Iniciadas as obras em 1927, com os trabalhos de dragagem, só em 1929, foi inaugurado o primeiro troço do cais acostável - também designado por Cais do Pungué.

Documentando as sucessivas obras que se realizaram ao longo de vários anos, pela captação de variadissimos aspectos técnicos da construção das várias partes do porto, esta série reveste-se de um duplo interesse: histórico e científico.
Notes
Contém diversas unidades de instalação com material fotográfico legendado em inglês, possivelmente devido ao facto da empresa, que ficou com a empreitada da obra, ser inglesa.
Creation date
31/01/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:44:22
Record not reviewed.