Vedoria e Repartição de África, Contos e Terças

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/CFZ/B
Title type
Atribuído
Date range
1685 Date is certain to 1830 Date is certain
Dimension and support
20 liv.; 3 mç.
Biography or history
Repartição de África, Contos e Terças



Esta Repartição tinha a seu cargo a administração económica das praças do Norte de África e os provimentos e mercês, por bons serviços aí desempenhados, exercendo uma ação reguladora e fiscalizadora da Casa de Ceuta. Era também responsável pelo pronto aviamento de todos os negócios da Casa dos Contos (com especial importância para a conclusão das execuções dos contratadores, recebedores e almoxarifes em dívida para com a Fazenda Real) e da previsão, coordenação, recebimento e resolução de questões relativas ao imposto das Terças.

Esta Repartição foi também elevada a Vedoria pelo Decreto de 13 de Fevereiro de 1642, tendo sido extinta por Alvará de 25 de Agosto de 1770, passando as suas competências a ser desempenhadas pela Repartição das Ilhas e Ordens.
Notes
No inventário L 560, esta Repartição encontra-se subdividida em duas rubricas de classificação: "Despacho jurídico-administrativo e financeiro e Gestão do expediente e controle dos documentos". A primeira subdivisão foi ignorada, tendo sido directamente aplicada uma classificação segundo as subdivisões que apresentava e que correspondem a diferentes actos jurídico-administrativos. A segunda subdivisão foi mantida, mas colocada ao mesmo nível que todas as outras classes, considerando-se que se referia, também, a um exercício de funções e práticas administrativas.

Creation date
01/02/2008 00:00:00
Last modification
25/06/2013 15:18:29