Colecção Moreira

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/CM
Title type
Atribuído
Date range
1542 Date is certain to 1561 Date is certain
Dimension and support
20 cad. (208 doc.); papel
Custodial history
A documentação intitulada e ordenada por Cadernos com a assinatura Moreira, terá sido parte da colecção de manuscritos de António José Moreira, oficial da secretaria da Academia Real das Ciências.
Acquisition information
Documentação oferecida por António Joaquim Moreira, e enviada à Torre do Tombo em 30 de Junho de 1859, sendo oficial maior, José Manuel Severo Aureliano Basto, servindo de guarda-mor do Real Arquivo da Torre do Tombo.

No entanto, António Baião refere que esta documentação se encontrava indevidamente na Academia Real das Ciências e, como tal, não se tratou de uma doação, mas sim de uma restituição.
Scope and content
Os documentos são, na sua grande maioria, originais e minutas da correspondência diplomática entre Portugal e a Santa Sé, podendo encontrar-se entre os correspondentes D. João III, a rainha D. Catarina, o papa Paulo III, os diplomatas Simão da Veiga, Baltasar de Faria, Francisco Botelho, Pero Domenico, Cristóvão de Sousa, o secretário de Estado Pêro de Alcáçova Carneiro, João Rebelo de Lima (feitor na Flandres), Francisco Pereira, o bispo de Sinogaglia, mestre Inácio (Geral da Companhia de Jesus), o Cardeal Santa Fiora (Santa Fiora), o Cardeal Santiquatro, o Cardeal Pistoya, o Cardeal de Burgos, o Cardeal Marcello, o Cardeal Farnese, o Cardeal Carpi, o Cardeal Crescenzio, e o Cardeal Pucci, Estêvão del Bufalo (camareiro do papa), Margarida de Áustria, o Geral da Ordem de São Domingos, o padre frei Jerónimo de Padilha, o núncio João Ricci de Montepoliciano, João Ugolino, e Lucas de Orta (deão da Sé da Guarda).

A documentação revela os conflitos e as negociações diplomáticas que envolveram o estabelecimento da Inquisição em Portugal. São igualmente tratados outros assuntos como o provimento de bispos, nomeadamente para as dioceses de Ceuta, Viseu, Guarda e Coimbra, da arquidiocese de Braga e a criação dos bispados de Portalegre, Miranda e Leiria. Existem várias informações sobre as rendas de diversos bispados, como sejam os de Braga, Coimbra, Miranda, Leiria, Viana do Castelo, Viseu, Covilhã e Portalegre, sobre o pagamento das décimas impostas pelo papa, e acerca de medidas relativas aos mosteiros de Santa Cruz de Coimbra (rendas e direitos da mesa do priorado), de São João de Longos Vales, de São Fins de Friestas, ao colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, de Santa Maria de Refóios de Lima, da Costa (Guimarães), de Seiça, de São João de Tarouca, à igreja de Arronches (apresentação do mosteiro de Alcobaça).

Alguns documentos referem o Concílio de Trento e os representantes portugueses, entre os quais se contava D. Fr. Baltasar Limpo, bispo do Porto.

Podem ainda citar-se como assuntos abordados na documentação os pedidos de dispensa de parentesco para matrimónio ou de defeito de nascimento, e a solicitação ao Doge de Veneza para a vinda do letrado em Leis e Cânones micer Marco de Mântua para a Universidade de Coimbra. São ainda mencionados o Dr. Manuel Falcão, Fr. Brás de Braga, D. Cristóvão de Castro (do conselho do rei D. João III, deão da capela da princesa de Castela), D. Manuel de Sousa (bispo do Algarve, arcebispo de Braga), bem como privilégios a conceder às ordens de Cristo, de Cister e da Cavalaria de Calatrava, Jorge de Melo e Castro (capitão da costa do Ceilão).

É de referir uma carta de D. Constantino de Bragança, vice-rei da Índia, escrita em 1561 a D. João III relatando ocorrências do seu vice-reinado.
Arrangement
Documentação agrupada em cadernos sem critério aparente.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Language of the material
Português e italiano.
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Colecção Moreira". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 22-24. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).
Related material
Relação complementar: Portugal, Biblioteca Nacional; Portugal, Biblioteca da Ajuda; Portugal, Torre do Tombo, Corpo Cronológico (PT-TT-CC); Portugal, Torre do Tombo, Gavetas (PT-TT-GAV); Portugal, Torre do Tombo, Colecção de Bulas (PT-TT-BUL); Portugal, Torre do Tombo, Colecção de São Vicente (PT-TT-CSV).
Publication notes
BAIÃO, António - A Inquisição em Portugal e no Brasil: subsídios para a sua história. Archivo Histórico Português. Lisboa: [s.n.]. (1906) V. 4, p. 205 - 236. [Existente na TT: SV 1806].
HERCULANO, Alexandre - História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal. 3ª ed. Lisboa: Viuva Bertrand, 1879. V. 3 [Existente na TT: SV 5122].
LEAL, José da Silva Mendes - Corpo diplomático português contendo os actos e relações políticas de diplomáticas de Portugal com as diversas potências do mundo desde o século XVI até os nossos dias / public. por ordem da Academia Real das Ciências de Lisboa. Lisboa: Academia Real da Ciências. Vol. 5 (1874). Vol. 6 (1884) [Existente na TT: SV 2340]
MENDONÇA, José Lourenço Domingues de; MOREIRA, António Joaquim - História dos principais actos e procedimentos da Inquisição em Portugal. Pref. João Palma Ferreira. Lisboa: INCM, 1980. [Existente na TT: S.V. 428/95].
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte":

Os 3 documentos referenciados dizem respeito a três cartas relativas à oferta desta documentação por António Joaquim Moreira, oficial da Secretaria da Academia Real das Ciências, ao Real Arquivo da Torre do Tombo, em 1859.
Creation date
28/12/2006 00:00:00
Last modification
13/02/2017 11:03:54