Casa de Marialva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CMRL
Title type
Formal
Date range
1823 Date is certain to 1823 Date is certain
Dimension and support
1 liv., papel
Biography or history
Ao 3.º Conde de Cantanhede, D. António Luís de Meneses, foi concedido o título de Marquês de Marialva em 1661.

A Casa de Marialva possuía as vilas de Cantanhede, Marialva, Mondim, Melres, Ermelo, Vilar de Ferreiras, Leomil, Atei, Álvaro, entre outras, e os morgados de Medelo e de S. Silvestre.

O 6.º Marquês de Marialva e 8.º Conde de Cantanhede, D. Pedro José Joaquim Vito de Meneses Coutinho foi membro da Junta do Código Penal, director do Arquivo Militar e embaixador extraordinário em Paris e Viena de Áustria.

Por sua morte (1823) a Casa de Marialva foi incorporada na dos Duques de Lafões.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra em leilão, em 1989.
Scope and content
Contém um livro "Copiador de cartas e outros objectos relativos à administração da Casa do Exmo. Senhor Marquês de Marialva que teve princípio em 20 de Junho de 1823".
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Casa de Marialva". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Lucília Runa; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 208-209. Acessível no IAN/TT, IDD (L602/6).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Arquivos Particulares: Catálogo. [dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 545), p. 6.
Related material
Portugal, Torre do Tombo: Casa de Lafões (PT-TT-CL);

Portugal, Arquivo Histórico de Sintra: Cartório do 4º Marquês de Marialva, D. Pedro José Joaquim Vito de Meneses, estribeiro-mor do Reino, séculos XVIII e XIX.
Creation date
11/12/2006 00:00:00
Last modification
12/09/2013 16:02:24
Record not reviewed.