Cartório da Casa Real

Description level
Section Section
Reference code
PT/TT/CR/G
Title type
Atribuído
Date range
1821 Date is certain to 1910 Date is certain
Dimension and support
64 liv.; 250 cx.
Custodial history
A documentação que se encontrava na Casa Forte do Palácio das Necessidades e no Ministério da Justiça/Direcção Geral da Justiça, para onde tinha sido transferida do Palácio da Pena em 1912, foi incorporada no extinto Arquivo Histórico do Ministério das Finanças em 1941 e em 1946.
Scope and content
A documentação designada por "Cartório da Casa Real" (c. de 1821 a 1910), fornece informações importantes para a história política, militar e cultural portuguesa, bem como para a história da vida privada da família real. Trata-se de correspondência recebida e expedida entre os diversos membros da família real portuguesa e as famílias reais estrangeiras e, ainda, com inúmeras individualidades da cena política, militar, cultural e eclesiástica nacional e internacional. Encontra-se, também, outro tipo de documentos como ementas, programas de espectáculos musicais e outros eventos culturais, telegramas, postais, fotografias, autos de nascimento, títulos de partilha, desenhos e esboços nomeadamente de D. Carlos e de D. Afonso, apontamentos pessoais, petições, papel de carta em branco, entre outros.
Other finding aid
PORTUGAL. Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Casa Real: Cartório da Casa Real, volume 1. [Dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, IDD L 571, volume 1 (está digitalizado)

PORTUGAL. Arquivo Histórico do Ministério das Finanças - Casa Real: Cartório da Casa Real, volume 2. [Dactilografado]. Acessível na Torre do Tombo, IDD L 571, volume 2 (está digitalizado)
Creation date
17/07/2009 00:00:00
Last modification
04/08/2020 11:11:29
Record not reviewed.