Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Autos de petição da Condessa do Lumiar D. Maria do Resgate Carneiro Portugal Gama Vasconcelos e Sousa e Faro, autorizada por seu marido o conde do mesmo título, D. Luís da Cunha e Meneses

Description level
File File
Reference code
PT/TT/JFC/007/00084
Title type
Formal
Date range
1814-08-16 Date is certain to 1816-11-02 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Material author's name
José António Rodrigues Ferreira, escrivão
Scope and content
A ação prende-se com a posse do morgado que fora administrado por D. João de Faro, Conde de Vimeiro, e “instituído por Martim Afonso de Sousa, de que era cabeça principal a capitania de São Vicente no Estado do Brasil com todas as suas pertenças e regalias”.



A Condessa de Lumiares, "sucessora julgada habilitada ao vínculo instituído por seu ascendente Martim Afonso de Sousa de que fora administrador o último conde do Vimieiro Dom João de Faro lhe competia haver os bens da coroa que ele administrava por força do contrato ou permuta que o mesmo conde fizera da capitania de São Vicente de que era donatário", reclama o pagamento de um padrão de juro no valor de quatro mil cruzados pagos no Erário Régio como compensação pela incorporação da capitania do Espírito Santo nos bens da Coroa, "transmitindo-se este pagamento aos que no mesmo morgado lhe sucedessem com a mesma natureza que existia na dita capitania", bem como "duas vidas nos bens da coroa e ordens e o título de juro", os quais consistiam no "título de Conde de Vimieiro (tornado hoje de juro e herdade) o senhorio da mesma vila, o de Alcoentre a alcaidaria mor de Mora e de Rio Maior, os direitos, foros, tributos e colheitas da dita de Alcoentre, e Tagarro, os foros e oitavos de Rio Maior, a quinta do Verdelho, sita no termo de Santarém, a herdade de Alpiarça e várias tenças, e todos estes rendimentos assim como todos os mais que o dito conde possuía pertencentes à Real Coroa", "devendo eles passar a quem do mesmo morgado fosse seu sucessor".

A justificação para tais pedidos prendia-se com o facto de que "com a aquisição da dita capitania engrossava o património régio e o dito morgado se diminuía com a falta deste rendimento".
Physical location
Feitos Findos, Juízo dos Feitos da Coroa, mç. 37, n.º 1
Language of the material
Português
Creation date
27/01/2010 00:00:00
Last modification
05/02/2024 16:08:27