Available services

Autos de requerimento do senhor desembargador procurador da coroa contra o Dom Abade do Mosteiro de Belém

Description level
File File
Reference code
PT/TT/JFC/008/00042
Title type
Formal
Date range
1806-08-09 Date is certain to 1808-07-18 Date is certain
Dimension and support
1 doc.; papel
Material author's name
Escrivão João José Barreto de França
Geographic name
Lisboa
Scope and content
A ação prende-se com o padroado da igreja de Santa Marinha de Vila Marim, no arcebispado de Braga.

O procurador da Coroa procurava saber em que ponto estavam os autos "de sentença da igreja de Santa Maria de vila Marim, dada por João Ferreira de Figueiredo contra o reverendo abade do Mosteiro de Belém e o pároco da dita igreja foi a mesma julgada a favor da Coroa. Passando a sentença em julgado contra o senhor pároco que a não embargou foi embargada pelo dito reverendo abade e desprezados os embargos tornou a embargar em 1798. Dando-se logo por desencaminhados os autos com manifesto dolo dentão então até agora nada promoveu o renunciante, nem o escrivão me continuou vista para eu seguir os devidos termos por parte da Coroa na figura da lei e acórdão de 8 de Maio de 1804".



Inclui dois apensos:

1. autos de petição de denúncia de Francisco Xavier Machado, negociante e morador em Lisboa, contra os religiosos do Mosteiro de Belém referente ao padroado da igreja de Santa Marinha de Vila Marim, denunciando o "esbulho que fizeram os padres porque com a intrusão no Padroado fizeram desmembrar os frutos do benefício, uniram-nos ao seu mosteiro e puseram na igreja um vigário cujo fato lhes faria perder qualquer direito por não intervir faculdade régia da Coroa para esta desmembração em prejuízo do benefício do real padrado e da posse do padroado em benefício íntegro e não desmembrado". Inclui a sentença cível passada a favor de João Ferreira de Figueiredo contra o Abade do Mosteiro de Belém da Ordem de S. Jerónimo e o Padre Manuel Borges Mourão, pároco da igreja de Santa Marinha.

2. autos de petição de denúncia de António José Cândido de Sequeira, cavaleiro professor da Ordem de Cristo, em que denuncia as igrejas de São Pedro de Vila Real, Santa Marinha de Vila Marim, Santa Maria Madalena de Lordelo, São Tiago de Medrões, São Salvador de Torgueda, São Miguel de Pena e a sua anexa de Vila Cova "todas da chamada massa de Torgueda junta à mesma Vila Real Arcebispado de Braga do Padroado Real donde andam desviadas constituindo-se sem legítimo título o D. Abade e monges Jerónimos do Mosteiro de Belém os padroeiros donatários delas".



Desembargador: Manuel Vicente Teixeira de Carvalho

Frei Manuel de Santa Maria Domingues: abade do Mosteiro de Belém
Physical location
Feitos Findos, Juízo dos Feitos da Coroa, mç. 3, n.º 7
Previous location
I.R. 16 Nº 2
Language of the material
Português e latim.
Creation date
27/01/2010 00:00:00
Last modification
26/02/2024 10:13:41