Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Instituição de morgado por D. Filipa da Silva, filha de Vasco Eanes Corte Real e de D. Joana da Silva

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MC/1/195
Title type
Formal
Date range
1548 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc. (24 f.); perg.
Custodial history
Entregue a Damião de Góis e lançado na Torre do Tombo, por Alvará de D. João III, de 12 de Junho de 1549.
Scope and content
Carta testemunhável do testamento e instituição do morgado por D. Filipa da Silva, requerida por D. Pedro d' Eça, testamenteiro e administrador dos bens, na menoridade do filho, D. Diogo d' Eça Corte Real, herdeiro do morgado, dada em 18 de Julho de 1548.

O testamento recebeu uma primeira aprovação em 1546, a 22 de Novembro, uma segunda aprovação, em 18 de Abril de 1548, e foi aberto em 19 de Abril do mesmo ano. D. Filipa da Silva era filha de Vasco Eanes de Corte Real e de D. Joana da Silva, e irmã de Manuel e de Jerónimo Corte Real.

D. Filipa da Silva mandou fazer quatro traslados autênticos da instituição de morgado e destes, mandou fazer quatro pequenos de pergaminho, encadernados em tábuas com chapas de latão em redor, com as armas ao meio, as mesmas do pai, e cada livro teria a sua cadeia. Um foi destinado ao mosteiro de S. Francisco, outro ao cartório da câmara da cidade de Lisboa, outro à Torre do Tombo e outro ficaria com o possuidor do morgado (fl. 11).
Physical location
Morgados e capelas, Núcleo Antigo 195
Original numbering
Casa da Coroa, Armário 16
Previous location
Instituições de morgados e capelas, mç. 3, n.º 4
Language of the material
Português
Other finding aid
FARINHA, Maria do Carmo Jasmins Dias; Ó RAMOS, Maria de Fátima Dentinho Inglez - Núcleo Antigo: inventário. Colab. Lucília Runa. Fot. José António Silva. Lisboa: Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, 1996. P. 66-68.

ISBN 972-8107-20-X.
Notes
Título atribuído. Título da primeira guarda em papel: "Morgado dos Eças e Corte Reais por D. Filipa da Silva".

Encadernação primitiva, inteira de pele, gofrada na lombada e nos planos superior e inferior, protegidos por espelho de latão em forma de cercadura, fixado por tachas de latão. O espelho do plano inferior inclui uma argola de fixação à estante. Os planos têm ao centro o brasão em latão. Pastas de madeira, costura portuguesa sobre três nervos em pele. Vestígios de fecho central à goteira com tipologia de unha. Descrição feita por Inês Correia, técnica superior da Divisão de Conservação e Restauro da Torre do Tombo.



ttonline_tesouros_encadernacao
Creation date
21/06/2005 00:00:00
Last modification
19/01/2016 13:28:22