Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Nacional Torre do Tombo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
MF
Ministério das Finanças
DGFP
Direcção-Geral da Fazenda Pública
1840/1958
A
1.ª Repartição - Finanças
B
2.ª Repartição - Caixas Centrais
C
3.ª Repartição - Bens Nacionais
D
3.ª Repartição - Desamortização
E
4.ª Repartição - Património
F
Repartição do Património
1861/1911
G
Repartição do Tesouro
H
Inspecção da Fazenda Pública
Direcção-Geral da Fazenda Pública
Description level
Subfonds
Reference code
PT/TT/MF-DGFP
Title type
Formal
Date range
1840
to
1958
Dimension and support
3212 liv.; papel
Biography or history
Pelo Decreto de 14 de Janeiro de 1911 os serviços dos Próprios Nacionais que estavam a cargo da Direcção-Geral de Estatística e Próprios Nacionais são incorporados na recém criada Direcção-Geral da Fazenda Pública, ficando, a partir de então, sob a mesma superintendência todos os bens da Nação. Por este diploma são também incorporados na Secretaria-Geral e Direcção da Fazenda Pública os serviços e pessoal da Direcção-Geral da Tesouraria e do Gabinete do Ministro, ficando extintas as direcções gerais bem como as repartições que tinham a seu cargo.
Com a reorganização dos serviços do Ministério das Finanças, determinada pelo Decreto de 11 de Maio de 1911, a Direcção-Geral da Fazenda Pública passou a estar dividida em três repartições a saber: a 1ª Repartição - Repartição das Finanças, a 2ª Repartição - Repartição da Escrita (Caixas Centrais), e a 3ª Repartição - Repartição dos Bens Nacionais.
A Lei n.º 220, de 30 de Junho de 1914, autorizou o Governo a remodelar os serviços da Direcção-Geral da Fazenda Pública criando uma repartição especialmente encarregada do cadastro dos bens móveis e imóveis rústicos e urbanos do Estado, e que se denominaria de Repartição do Património.
Pelo Decreto n.º 718, de 30 de Agosto de 1914, os serviços da DGFP distribuem-se, assim, por quatro repartições, a saber: a 1ª Repartição - Finanças, 2ª Repartição - Caixas Centrais, 3ª Repartição - Desamortização, 4ª Repartição - Património. A Direcção-Geral tinha adjunta uma inspecção fiscalizadora da execução destes serviços nos distritos e concelhos.
Através do Decreto-Lei n.º 22:728, de 24 de Junho de 1933 os serviços da Direcção-Geral da Fazenda Pública passaram a ser exercidos, na sede do Ministério das Finanças, por apenas duas repartições: a Repartição do Tesouro e a Repartição do Património. Cada uma destas repartições subdividia-se em 3 secções.
A Direcção-Geral da Fazenda Pública foi extinta pelo Decreto-Lei n.º 562/76 de 17 de Julho, altura em que foram criadas a Direcção-Geral do Tesouro e a Direcção-Geral do Património.
Custodial history
Documentação incorporada em 1990, com a extinção do Arquivo Histórico das Finanças, e em 1994, com a documentação integrante do ex-Arquivo Central das Secretarias de Estado.
Scope and content
Documentação decorrente do expediente ordinário da Direcção-Geral e das suas atribuições especificas ao nível legislativo: gestão do património público e privado do Estado, Finanças públicas, controlo da Administração Pública, etc
Arrangement
Organização segundo critérios orgânicos e funcionais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
Inventários:
FRAZÃO, António; GUIMARÃES, Catarina Ferreira - Direcção-Geral da Fazenda Pública: inventário [Impresso]. 2006. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L 682-4). Coord. dos autores; elab. Catarina Ferreira Guimarães, Sérgio Alexandre Garção Bilé, Paulo Jorge da Silva Dias, António Garcia de Oliveira, Pedro Miguel Dias Rocha, Mário Jorge Calheiros de Sá.
Related material
Relação antecessora: Portugal, Torre do Tombo, Erário Régio, (PT-TT- ER)
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Alfândega de Angra do Heroísmo (PT-TT- MF/AAH); Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda (PT-TT- MF/SENF); Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Tribunal do Tesouro Público (PT-TT- MF/TTP), Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcçã-Geral dos Próprios Nacionais (PT-TT- MF/DGPN), Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcção-Geral de Estatística e dos Próprios Nacionais (PT-TT- MF/DGEPN); Portugal, Torre do Tombo, Ministério das Finanças, Direcção-Geral de Estatística e Fiscalização das Sociedades Anónimas (PT-TT- MF/DGFSA).
Creation date
05/11/2008 00:00:00
Last modification
31/03/2022 12:51:26
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - DGARQ - Direcção-Geral de Arquivos |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
|
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled