Available services

Termos de avaliações das propriedades pertencentes a este bairro

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/JIBL/A/001/0003
Title type
Atribuído
Date range
1763 Date is certain to 1800 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (187 f.); papel
Acquisition information
Livro entregue na Torre do Tombo a 14 de Maio de 1818 em cumprimento do Aviso de 22 de Junho de 1816.
Scope and content
Contém a folha 1: Termo de abertura: "Este livro há-de servir para nele se descreverem os autos das avaliações dos chãos que se largam as partes para os pagarem pela inspeção do distrito do Bairro Alto que vai numerado e rubricado com a minha rubrica e sobrenome de Lemos e no fim leva o encerramento. Lisboa 19 de Janeiro de 1763. Jerónimo de Lemos Monteiro", desembargador dos agravos e inspetor deste bairro, do Bairro de Remolares, Bairro de Santa Catarina e Bairro do Mocambo.

O termo de abertura é de 1763 mas o primeiro registo data de 1766.



Contém de folhas 2 a 31 os termos de avaliação:

- Na avaliação estão presentes: o escrivão, Frutuoso Álvares de Carvalho, o inspetor, Francisco António Ferreira, arquiteto ajudante nas inspeções do sargento-mor, engenheiro José Monteiro de Carvalho, responsável pela regulação das novas plantas da cidade e encarregado da reedificação da cidade.

Avaliação de terrenos em:

1 - Rua Direita do Loreto, terreno na posse de Manuel de Almeida, parte do qual pertence a Sebastião de Castro.

2 - Rua Nova das Portas de Santa Catarina, da parte do norte, terreno místico ao terreno que se havia adjudicado a Belchior de Araújo Costa.

3 - Rua Nova das Portas de Santa Catarina, da parte do norte, terreno de casas, incendiadas no terramoto, de Belchior de Araújo Costa.

4 - Rua Direita do Loreto, terreno comprado por Leonardo Maria e Marçal dos Santos de Abreu.

5 - Rua Nova das Portas de Santa Catarina, da parte do norte, chão comprado por José Álvares de Mira.

6 - Rua larga de São Roque, terreno comprado por Salvador Rodrigues Souto.

7 - Rua Direita do Loreto, da parte do sul, terreno comprado por João Batista da Silva.

8 - Rua Direita do Loreto, da parte do sul, terreno comprado por Manuel da Silva Moreira.

9 - Rua Nova da Horta Seca e de Brás da Costa, freguesia de Nossa Senhora da Encarnação, terreno comprado por João Batista da Silva.

10 - Rua Nova da Horta Seca, no lado do sul, terreno comprado por Fernando Martins Freire de Andrade e Castro.

11 - Rua larga de São Roque, terreno comprado por Mónica Maria de Jesus.

12 - Rua larga de São Roque, terreno comprado pelo beneficiado Joaquim Pinto Correia.

13 - Travessa de Estêvão Galhardo, terreno comprado por Marcelina Maria Barbosa, viúva de Francisco Barbosa, e suas filhas.

14 - Rua das Flores, terreno vendido por Gregório Xavier de Sousa.

15 - Rua Nova das Portas de Santa Catarina, terreno comprado por José António de Oliveira.

16 - Rua das Duas Igrejas, terreno comprado por João Caetano de Queirós e sua mulher Catarina Maria do Espírito Santo.

17 - Rua da Cruz, terreno vendido pela Irmandade de Nossa Senhora da Madre de Deus situada no Convento de São Francisco de Lisboa.

18 - Rua Nova do Sacramento, junto da igreja da mesma invocação, terreno comprado por Sebastião Gonçalves Carneiro e no Beco de Pedro Rodrigues.

19 - Ordem para que Irmandade do Santíssimo Sacramento da freguesia do mesmo nome pague por precatório o produto de uma parte de chão de duas propriedades de casas que tinham na Travessa de Estêvão Galhardo pertencentes às capelas instituídas por Gonçalo Fernandes e João Dias as quais foram abolidas por Provisão do Desembargo do Paço.

20 - Rua Direita do Loreto, terreno comprado pelo doutor João José de Lima Viana.

21 - Rua Direita de Nossa Senhora do Loreto, chão de casas que foram de Domingos Dias dos Santos e depois de seus herdeiros.

22 - Travessa da Horta Seca "em Lisboa no fim da rua Augusta indo da praça do Rossio no quarto baixo das reais casas da Junta do Comércio em que expedem as diligências das inspeções", chão de umas casas que foram de António João Lisboa e depois de sua mulher Antónia de Jesus Maria, casada segunda vez com Domingos Manuel Pinto da Silva "com o nome de D. Antónia Joaquina de Andrade que as deixou a Ana Joaquina Antónia.

23 - Rua da Emenda, lado do nascente, chão adjudicado a Eufrasina Rosa de Santa Gertrudes.

24 - Largo da Praça do Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, chão de casas de D. Mariana Francisca de Castelo Branco.

25 - Rua das Flores, do lado do poente, um chão de casas de António da Costa.

26 - Largo da Praça do Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, casas do prior e religiosos do convento.

27 - Rua do Hospital das Chagas, terreno de umas casas do doutor António Teodoro Alves.

28 - Rua da Condessa e Rua da Oliveira, terreno adjudicado ao prior e irmãos da Mesa da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, adjudicação feita na Rua Augusta, no quarto, baixo, das reais casas da Junta da Comércio, onde se fazem as arrematações dos chãos incendiados.

29 - Rua da Oliveira ao Carmo, chãos de umas casas de José Joaquim de Miranda Henriques.

30 - Antiga Rua do Hospital das Chagas, fora das Portas de Santa Catarina, chão de casas incendiadas, foreiras à Basílica de Santa Maria (Sé) de que é enfiteuta o desembargador António José de Carvalho.

31 - Praça do Carmo e Travessa da Marquesinha, chãos de casas, incendiadas, do Duque de Lafões. Avaliação feita na Rua Augusta, casa das inspeções em que se fazem as arrematações e avaliações dos chãos e casas incendiadas. No fim deste registo contém uma declaração em como o terreno do Largo do Carmo é foreiro ao Convento do Carmo.

32 - Rua Direita de Santa Catarina, no lado norte, chão da Irmandade do Santíssimo, da freguesia do Sacramento, avaliação feita na Rua Nova de El Rei, na casa das inspeções onde se fazem as arrematações e avaliações dos chãos e casas incendiadas.

33 - Rua das Flores, chão de umas casas incendiadas no lado do nascente, pertencente ao capitão-de-mar-e-guerra Francisco de Bettencourt Perestrelo e sua mulher.

34 - Rua das Duas Igrejas, chão no lado poente, é obrigado a comprar o Marquês de Marialva.

35 - Antiga Travessa da Marquesinha, chão de umas casas incendiadas pertencente à Irmandade de Nossa Senhora da Piedade do Convento do Carmo.

36 - Rua do Secretário de Guerra, junto ao Palácio de Jerónimo de Castilho, pedaço de chão incendiado, defronte do Convento da Santíssima Trindade.





Contém a folha 187v.: Termo de encerramento: "Tem este livro cento e oitenta e sete meias folhas de papel, que todas vão rubricadas com o sobrenome Lemos. Lisboa, 19 de Janeiro de 1763. Jerónimo de Lemos Monteiro".

Na avaliação estão presentes: o escrivão, Frutuoso Álvares de Carvalho, o inspetor, Francisco António Ferreira, arquiteto ajudante nas inspeções do sargento-mor, engenheiro José Monteiro de Carvalho, responsável pela regulação das novas plantas da cidade e encarregado da reedificação da cidade.

Em 1780 é inspetor o desembargador da Casa da Suplicação, João Pedro Mouzinho de Albuquerque.

Physical location
Feitos Findos, Juízo da Inspeção de Bairros, liv. 3
Language of the material
Português
Notes
Nota ao elemento de informação "Dimensão e suporte": capa de carneira forrada com sarapilheira. Lombada com rótulos vermelhos. O primeiro diz: Tombo da cidade de Lisboa"; o segundo diz L. 3. Bairro Alto. Avaliações".

Folhas com uma dimensão inferior à dimensão da capa.



Nota ao elemento de informação "Fonte imediata de aquisição:
Creation date
08/10/2009 00:00:00
Last modification
26/02/2024 11:09:54