Colegiada de Santa Maria e São Miguel de Sintra

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/CSMSMS
Title type
Atribuído
Date range
1323 Date is certain to 1598 Date is certain
Dimension and support
10 liv., 6 mç.; perg., papel
Biography or history
A Colegiada de Santa Maria e São Miguel de Sintra pertenceu, sucessivamente, ao bispado, arcebispado e patriarcado de Lisboa.

Tinha a sua sede paroquial junto à serra, a caminho do Castelo.

Foram priores da Igreja de Santa Maria o capelão da rainha D. Isabel, mulher de D. Afonso V, e D. Diogo de Sousa, capelão mor da mulher de D. Manuel, a quem D. João II nomeou deão da capela real e, posteriormente, bispo do Porto.

A freguesia de São Miguel foi-lhe anexada no primeiro quartel do séc. XIX.
Custodial history
Em 1848, pela lei de 16 de Junho, e Instrução de 17 de Setembro, os bens e rendimentos da Colegiada foram aplicados para manutenção do Seminário Patriarcal de Santarém. Em 1849, pela Lei de 27 de Dezembro, Artº. 10º, os documentos foram guardados no cartório do Seminário em Santarém.

Em 1862, os documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de Santa Maria e São Miguel de Sintra, anteriores a 1600, depositados no Seminário de Santarém, foram mandados transferir e incorporar no Arquivo da Torre do Tombo, pelo Decreto de 2 de Outubro, Art.º 2.ª Repartição da Direcção Geral dos Negócios Eclesiásticos do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e de Justiça, e pela Portaria do Ministério do Reino de 29 de Janeiro de 1864, sendo nomeado o oficial diplomático daquele Arquivo, Roberto Augusto da Costa Campos, para os coligir e receber. Estando os documentos misturados com os das restantes colegiadas, procedeu à sua ordenação e inventariação, coadjuvado por Rafael Eduardo de Azevedo Basto, amanuense da Torre do Tombo. A entrega feita pelo Secretário do Seminário Patriarcal, Carlos Joaquim Martinho Calderon, e a incorporação ocorreram a 5 de Outubro de 1864, conforme atesta a relação assinada por Carlos Joaquim Martinho Calderon, Roberto Augusto da Costa Campos, Rafael Eduardo de Azevedo Basto.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situava a instituição eclesiástica, para adoptar a agregação dos fundos por diocese.

A descrição da maioria dos documentos foi feita a partir das descrições já existentes nos ID, ou do sumário patente no verso dos documentos.
Scope and content
Contém cartas de arrendamento, de aforamento, de emprazamento e sentenças.

A documentação refere as Igrejas de Santa Maria de Óbidos, de São Pedro de Sintra, o Mosteiro da Trindade.

São mencionados bens situados em Cheleiros, Benfica, Cascais, Colares, Galamares, Manique, Portela, Terrugem, Almoçageme, Dornes, Valverde, Fonte da Mealhada, Vale da Porca, Ribeira, Besteira, Ribeira da Sardinha, Arneiro, Fontainhas, Mata de Alva e Bouça.

Fundos Eclesiásticos; Diocesanos ; Lisboa - Sintra
Arrangement
Ordenação numérica específica para cada tipo de unidade de instalação (livros e maços).
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Catálogo dos documentos 1 a 80 da Colegiada de Santa Maria e São Miguel de Sintra: verbetes do espólio de Silva Marques, 1978 (C 1068 1).

Catálogo dos documentos 80 a 160 e dos maços 5 e 6 da Colegiada de Santa Maria e São Miguel de Sintra: verbetes do espólio de Silva Marques, 1978 (C 1068 3).

Índice dos livros 2, 6, 7 e 10 e sumário do livro 8 das Colegiadas de Santa Maria e São Miguel de Sintra: verbetes do espólio de Silva Marques, 1978 (C 1068 2).

Relação dos documentos pertencentes aos cartórios das Colegiadas de Santa Maria e São Miguel de Sintra que, em virtude do Decreto de 2 de Outubro de 1862, e da Portaria do Ministério do Reino, de 29 de Janeiro de 1864, foram transferidos do Seminário Patriarcal de Santarém para o Arquivo da Torre do Tombo, em 5 de Outubro de 1864 (C 448).
Related material
Portugal, Arquivo Distrital de Lisboa, Colecção de documentos paroquiais, Igreja de Santa Maria de Sintra, mç. 39, n.º 2.

Portugal, Torre do Tombo, Câmara Patriarcal de Lisboa, Processos de casamento, mç. 2658, 2659.
Creation date
31/03/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:51