Mosteiro de Santa Maria de Cacanes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/MSMC
Title type
Atribuído
Date range
0976 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; perg.
Biography or history
O Mosteiro e Igreja de Santa Maria de Cacanes era masculino, e situava-se na antiga paróquia de Santa Cruz de Ferreira ou Santa Cruz de Cacães (a localidade é hoje designada por Cacães).
Custodial history
Não é ainda conhecida a história custodial do documento.

O documento foi retirado da Colecção Especial, em 1978, com atestam a cota inscrita no seu verso e o instrumento de descrição respectivo, onde está identificado como Mosteiro de Santa Maria de Cacanes. Esta identificação levanta dúvidas, já que no documento surge a referência não a Mosteiro de Santa Maria, mas sim aos frades da Igreja de São Salvador, São Mamede, Santa Cruz, São Martinho Bispo e São Cipriano Bispo da vila de Cacanes.

Em Outrubro de 1998, foi decidido abandonar a arrumação geográfica por nome das localidades onde se situavam os conventos ou mosteiros, para adoptar a agregação dos fundos por ordens religiosas. Como é possível que este documento tenha feito parte da documentação do Convento da Graça de Coimbra, onde existia uma aula de paleografia, este fundo foi agregado à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho.
Scope and content
Contém uma carta de doação.

Fundos Eclesiásticos; Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho; Masculino
Arrangement
Ordenação numérica dos documentos.
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Inventário das Corporações Religiosas, desintegrado da antiga Colecção Especial (inclui a tabela de equivalência e a "Nota explicativa" da restituição dos documentos aos cartórios de origem, feita pela conservadora Maria Teresa Geraldes Barbosa Acabado), em 24 de Julho de 1978 (L 208) f. 8.

Suplemento da Colecção Especial: relações sumárias das bulas, cx. 1-15, breves, cx.16-22, de sentenças apostólicas, cx. 23-24, sentenças executoriais, cx. 25-26, "Miscelânea eclesiástica", cx. 27, diplomas emanados do poder real, cx. 28-72, de príncipes, infantes, duques de Bragança, rainhas, cardeais, arcebispos, bispos, de patriarcas (...), e relações de unidades de instalação respeitantes a instituições eclesiásticas regulares e seculares (L 207). 31 Outubro 1960. Contém uma referência incompleta sobre o documento.
Publication notes
Transcrição do documento em: Portugaliae monumenta historica: a saecvlo octavo post Christvm vsque ad qvintvmdecimvm... / ivssv Academiae Scientiarvm Olisiponensis edita. - Olisipone : Typis Academicis, 1863. Diplomata et chartae: V. 1, p. 75. (Disponível na Biblioteca do Arquivo Nacional da Torre do Tombo: S.V. 3483).
MATOSO, José; KRUS, Luís; ANDRADE, Amélia Aguiar - Paços de Ferreira na Idade Média: uma sociedade e uma economia agrárias. In Paços de Ferreira: estudos monográficos. Paços de Ferreira: Câmara Municipal, 1986. V. 1, p. 171-243.
Creation date
04/04/2011 00:00:00
Last modification
11/08/2023 09:42:56