Available services

Autos cíveis de aviso régio a favor de D. José Sebastião e Oliveira Daun

Description level
File File
Reference code
PT/TT/ADMCS/ACP/0042/00002
Title type
Formal
Date range
1817 Date is certain to 1817 Date is certain
Dimension and support
32 f.; papel
Scope and content
Autor:

- Cônjuge: D. Maria Leonor Carolina da Conceição Manuel Vilhena Costa Freire Martins da Fonseca, neta materna do 1º marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo

- Senhor de Pancas em representação da mulher.

- Neto materno do 1º marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo



A acão prende-se com a autorização de um adiantamento de 20.000 cruzados retirados do cofre das administrações da casa de Pancas e do vínculo instituído por Bartolomeu da Fonseca, inquisidor, século XVI, para reparo dos prédios das suas propriedades.

A casa de Pancas fora de D. Francisco Xavier da Costa Noronha e uma parte reivindicada pela viúva.

Os bens da mesma que não estão em litígio são o Morgado de Alpedrinha e Atalaia e Orca instituídos pelo tesoureiro cónego da Sé de Lisboa Cristóvão da Costa a favor de seu sobrinho Simão da Costa Freire, senhor de Pancas.

Pelos documentos no processo se diz que este é casado com D. Inês Francisca Henriques e que tiveram três filhos: Cristóvão da Costa Freire Senhor de Pancas de Atalaia, governador do Maranhão que morreu em 1724. D. Luís da Costa cónego da Sé de Lisboa e D. Briolanja Henriques casada primeiro com João de Melo Cogominho e depois com André Lopes de Lavre. Cristóvão da Costa Freire casou com D. Francisca Teresa Souto Maior e teve Simão da Costa que morreu novo, Francisco da Costa Freire herdeiro do irmão, Senhor de Pancas e Atalaia, governador da Madeira, casou com D. Maria de Meneses e teve D. Rita Josefa da Costa casada com D. Rodrigo de Noronha dos quais nasceu D. Francisco Xavier da Costa Noronha da Costa Noronha casada com D. Maria Balbina de Sousa Coutinho sem geração e uma filha D. Maria Inês de Melo casada a primeira com D. João Lobo sem geração e segunda vez com D. Pedro Alvares da Cunha de quem teve D. Lourença Francisca de Melo dama da rainha D. Maria Ana de Áustria e casou com seu primo D. Sancho Manuel de Vilhena que tiveram D. Cristóvão Manuel de Vilhena casado com uma filha do 1º marquês de Pombal D. Maria Francisca Xavier Duan pais da mulher do autor e portanto prima do último Senhor de Pancas D. Francisco Xavier da Costa Noronha.

Os bens em litígio são o Morgado de Moura, Golegã e Castelo Branco.



O processo correu pelo cartório do escrivão José António Ribeiro Soares.
Physical location
Feitos Findos Administração de Casas, mç. 42, n.º 2, cx. 42
Language of the material
Português
Creation date
10/02/2010 00:00:00
Last modification
20/02/2020 15:40:53