Available services

Autos de sentença e requerimento em que são autores os religiosos do Carmo e réu o curador da casa em administração de Pancas, D.João Tomás de Carvalho

Description level
File File
Reference code
PT/TT/ADMCS/ACP/0039/00001
Title type
Formal
Date range
1817 Date is certain to 1817 Date is certain
Dimension and support
249 f.; papel
Scope and content
A acção prende-se com a capela instituída em 6 de Abril de 1583 por D. Maria Magalhães mulher de D. Afonso de Ataíde, neto do 2º conde de Atougia e pai do 3º conde do mesmo título D. Luís de Ataíde. A capela foi instituída no Convento de S. Francisco de Xabregas tendo a instituidora deixado um legado para se manter acesa uma lampada a Nossa Senhora da Piedade no convento da Carmo. A fl. 7 vº do processo vem transcrito o testamento da dita D. Maria de Magalhães no qual são referidos vários dados genealógicos da família.

Nota: pelo extrato da capela que vem nos livros do escrivão Pontes ( nº 964) sabe-se que forão administradores desta capela o inquisidor Bartolomeu da Fonseca, D. Isabel senhora de Atouguia e Luís Gonçalves de Atouguia testamenteiros de D. Álvaro Gonçalves de Ataíde, filho de instituidora; Cristõvão da Costa Freire Senhor de Pancas e sua mulher, Simão da Costa Freire Senhor de Pancas, D. Rodrogo de Noronha e D. Leonor Manuel de Vilhena Senhor de Pancas e seu marido José Sebastião de Saldanha e Oliveira Daun e depois a Misericórdia.

Escrivão José Ribeiro Soares.

Physical location
Feitos Findos Administração de Casas, mç. 39, n.º 1, cx. 39
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Hospital de São José, Juízo dos Resíduos e Capelas, liv. 159 f. 38 v.
Creation date
10/02/2010 00:00:00
Last modification
02/02/2024 14:30:28