Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Processos relativos a estabelecimentos religiosos do distrito de Viseu dando resposta ao inquérito realizado em virtude do Decreto de 18 de Abril de 1901

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/AC/M020.01
Title type
Atribuído
Date range
1700 Date is certain to 1901 Date is certain
Dimension and support
1 mct.; papel
Scope and content
Documentação provavelmente referente à Comissão Jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas.

Contém a informação dada pelos governadores civis ao inquérito realizado em virtude do Decreto de 18 de Abril de 1901, mandando fazer o levantamento do número de congregações e instituições religiosas existentes nos distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, a enviar ao ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino (1ª Direcção, 1ª Repartição).

Inclui relatórios dos governadores civis, organizados por concelhos. Inclui também informações de reitores de liceus, de delegados de saúde, ofícios, telegramas, autos de declarações e vistorias, de inquirição, provisões, regulamentos, brochuras, estatutos, etc.

Existem processos e informações relativos às seguintes casas:

- Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, Associação do Sagrado Coração de Maria de Viseu. Inclui uma brochura com os 'Estatutos da Associação do Sagrado Coração de Maria destinada a fundar na cidade de Viseu um Instituto de Educação para Meninas, de 1891. Colégio do Sagrado Coração de Maria, foi fundado em 1891 por 25 senhoras respeitáveis, para educação de crianças do sexo feminino, na Rua Tenente Valadim, cidade de Viseu, a administração ficou a cargo de senhoras religiosas pertencentes à Congregação do Sacré Coeur de Marie, com sede em Bezieres-Herault, França.

- Apostolado da Oração para homens. Inclui um livro de pequenas dimensões designado 'Manual dos Zeladores e dos Associados', de 1897.

- Colégio de Lamego. Inclui um impresso 'Instruções provisórias para o regimen do Colégio de Lamego', de 1887. Pertenceu ao padre Lopes Roseira, professor do liceu, depois ao padre beneditino José Plácido Gonçalves, e o edifício foi arrendado ao padre secular Alfredo Pinto Teixeira que o administra, em 1901.

- Hospital da Misericórdia de Viseu.

- Asilo de Viseu.

- Colégio de Nossa Senhora da Lapa (Quintela, Sernancelhe, Viseu). Inclui o 'Relatório histórico e administrativo do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, desde 1824 a 1896', impresso em 1897, o 'Regulamento dos alunos do Colégio de Nossa Senhora da Lapa, fundado no ano de 1892', e o 'Almanaque de Nossa Senhora da Lapa para 1901'.

- Recolhimento de Santa Teresa de Lamego. 'Estatutos que se obrigam a guardar as recolhidas do recolhimento de Santa Teresa, sito na Rua da Ribeira da cidade de Lamego'. 1702-1865.1 liv. Reúne estatutos, requerimentos, provisões (dois treslados de provisões soltas, do bipo de Lamego D. Nuno Álvares Pereira de Melo, de 1885), entre outros, datado de 1700-1865 (76 f. numerados e rubricados).

Physical location
Arquivo das Congregações, mç. 20, mct. 1
Type of container
Outro
Creation date
13/10/2009 00:00:00
Last modification
12/06/2012 15:21:04