Família Serrão de Faria Pereira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FSFP
Date range
1500 Date is certain to 1980 Date is certain
Dimension and support
13 cx. (c. 2000 doc.); perg., papel e películas de nitrato de celulose
Biography or history
A Família Serrão de Faria Pereira é a família mais antiga da localidade de Azinhaga do Ribatejo, cuja presença se encontra registada desde inícios do séc. XV, como proprietária agrícola confirmada pela instituição, no séc. XVII do Morgado dos Serrões e da Capela e Ermida de São José, em 1664

da família Serrão de Faria Pereira

Muitos membros desta família desempenharam importantes funções públicas, como António Manuel Nogueira de Abreu, ouvidor das Capelas e fiscal da Junta do Comércio, António da Cunha de Abreu, Moço da Câmara, Augusto Dantas Pimenta Serrão de Faria, General, António Serrão da Cunha e Melo, Capitão, José de Faria Pereira, Coronel.

É de referir que há membros desta família com actividade literária e artística, como o escritor José Serrão de Faria Pereira que consta no catálogo da BN com a entrada Faria, Serrão de, 1881 e cujos manuscritos integram este fundo, tal como o doador, José Francisco Quelhas Serrão de Faria, desenhador, pintor e gravador.

Custodial history
A organização deste fundo documental é da autoria do Dr. Luís Pita, familiar do doador.
Acquisition information
Em 2009, a 28 de Outubro foi assinado o Auto de Doação do Arquivo da Família Serrão de Faria Pereira ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, de que foi doador o Pintor José Francisco Quelhas Serrão de Faria.
Scope and content
Contem fontes documentais sobre a família produtora e sobre a localidade de Azinhaga do Ribatejo.
Arrangement
O fundo está organizado em sete grandes secções: Organização e constituição do Arquivo, Gestão patrimonial, Gestão financeira, Actividades individuais, Documentos genealógicos e heráldicos, Fotografias, Colecções.
Language of the material
Português
Related material
O fundo Marqueses de Rio Maior tem documentação complementar à do Morgado de Azinhaga. Portugal, Torre do Tombo, Marqueses de Rio Maior.
Creation date
30/09/2010 00:00:00
Last modification
08/02/2024 10:17:44
Record not reviewed.