Available services

Maço 61

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0061
Title type
Formal
Date range
1610 Date is certain to 1814 Date is certain
Dimension and support
80 doc. (326 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena Carvalho (Torre do Tombo).
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora e Brasil.



Contempla correspondência de Bernardo de Campos Borges dirigida a Joaquim de Távora Sottomayor (1758), letra (1664), recibos, apontamentos, bem como a carta de Álvaro Xavier Botelho dirigida a um destinatário não identificado, a interceder pelo mestre carpinteiro do Santo Ofício, que pretende ser admitido como aparelhador na obra de Santa Engrácia.



Integra correspondência do Padre João F. dirigida ao doutor Fabião Aires Pessoa, remetida de Cabeça do Poço, freguesia de Santa Margarida, termo de Vila de Rei (1716), de António Caetano do Amaral relativa à abjuração da reduzida prussiana, entre outros.



Compreende correspondência enviada de Vila Real do Bom Jesus nas Minas de Cuiabá, Brasil (1727).



Reúne quitações de Maria, criada do beneficiado Jorge Rebelo, coronel (1655), entre outros, declaração, obrigação de João Vieira em como recebeu dez maços de cartas para vender, de Salvador Mendes Furtado, administrador do contrato das cartas de jogar, no Porto (1705), entre outros.



Inclui requerimentos: de Emanuel do Desterro de Jesus Maria José, ermitão Del Carmen, entre outros.



Integra documentação relativa a receita e despesa, rol de dívidas que se devem a Francisco Mendes Alves (1715), parecer do juiz do Fisco de Lisboa (1795).



Contém a inquirição feita por João Trancoso Pereira da Inquisição de Coimbra, e recibo (1647), inquirições "de genere" de Francisco Rodrigues Calado feita no concelho de Gouveia, Riba -Tâmega em 1685 (1725), oração, entre outros.



Reúne relatórios de vigilância feita a presos pelos guardas dos cárceres da Inquisição, lista de pessoas que saíram, condenações que tiveram e sentenças que se leram no auto público da fé em 1745 (impresso).



Inclui a relação dos bens da Igreja de São Martinho de Covelas (Póvoa de Lanhoso) feita pelo abade José Pinto de Meireles, relação dos bens da Igreja de Santo André de Sobrado, concelho de Aguiar de Sousa, comarca do Porto, feita pelo abade Manuel Pamplona Rangel Baldaia e Tovar (1770), e também lista de nomes de pessoas.



Integra a informação sobre a mulher de Rodrigo de Torres, acusada de bigamia (1733).



Contém o caderno intitulado "Secretos e propriedades de coisas pouco usadas", auto (1613), traslados de libelo cível entre partes cujo autor é o doutor Manuel Correia da Fonseca (1797).





Compreende um conjunto de documentos pertencentes ao Conselho Geral:



- Requerimento de Manuel José Moreira Pinto Batista a solicitar licença de impressão da obra "Palmatória", incluindo o parecer do examinador frei Francisco de Sales, do Convento da Santíssima Trindade de Lisboa (1813-1814);



- Requerimento do padre Benvenuto António Caetano de Campos a solicitar licença de impressão do tomo I da "História Civil, Política e Religiosa de Pio VI", incluindo pareceres de examinadores (1813-1814);



- Requerimento de Gregório Pais do Amaral, professor régio de gramática latina a solicitar licença de impressão do "Manual Eucarístico" (1795-1796), incluindo o parecer do examinador padre mestre frei Manuel de Santo Ambrósio, em Lisboa;



- Parecer sobre um breve do papa Paulo III dado por João Álvares Soares (1720);



- Rascunho e parecer sobre a dúvida que existe entre os inquisidores de Coimbra e o conservador da Universidade acerca de quem recai a jurisdição nos estudantes privilegiados do Santo Ofício (1610);



- Parecer da Inquisição de Évora (1672).



Reúne requerimentos de familiares do Santo Ofício, a saber, de Francisco de Araújo Lima, a solicitar certidão do assento do auto-da-fé de 1640 do penitenciado Jorge Dias da Cunha, que foi morador na cidade de Ponta Delgada (1702); de D. Maria Josefa de Matos, viúva do capitão de cavalaria José Monteiro de Lima e certidão (1724), de Caetano Alberto de Sousa a solicitar certidão de assento do familiar João Ferreira (1747), de José Pedro do Avelar Salgado Aiala e sua irmã D. Ana Teresa Praxedes do Avelar Salgado (1782), e ainda, de Mendo Saraiva da Costa Pereira de Refóios, da Guarda (1800) e cópia da certidão de familiar passada a Jácome António Cordovil de Brito, da cidade de Évora, entre outros.
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 61
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português, latim e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
01/03/2011 00:00:00
Last modification
07/04/2022 11:32:18