Available services

Maço 70

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO/0070
Title type
Atribuído
Date range
1601 Date is certain to 1819 Date is certain
Dimension and support
80 doc. (253 f.); papel
Custodial history
Em 2011, perante a desorganização encontrada dentro desta unidade de instalação, em virtude da documentação não se apresentar separada em capilhas, os documentos foram separados e acondicionados, tendo as capilhas sido numeradas sequencialmente - que podem conter documentos simples, ou documentos compostos ou macetes - tal como foram os respectivos conteúdos (desde que apresentassem dois ou mais fólios escritos e estivessem desprovidos de foliação original) de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Contém documentos truncados.
Scope and content
Contém documentação pertencente ao Conselho Geral, à Inquisição de Lisboa, de Coimbra, Évora, Goa e Inquisições espanholas.



Contempla correspondência das Inquisições de Évora, Coimbra, entre outros, procurações remetidas do Brasil (1769; 1788), e também, correspondência enviada do Brasil para a Inquisição de Lisboa acerca dos segundos casamentos dos índios, das aldeias do Pará, Maranhão, certidões e inquirição (1751-1761).



Inclui requerimentos do promotor e notários da Inquisição de Coimbra (1700), certidão de missa (1803), rascunhos, carta monitória de D. José por tempo de quatro anos, em virtude do prejuízo que houve com a carga do navio "Nossa Senhora da Vitória", ocorrido no Estado da Índia, na cidade da Baía, entre outros, passada em pública-forma (1771).



Contém a carta de soror Maria Simplícia Máxima do Céu, do Convento da Esperança de Vila Viçosa, a denunciar o padre frei José do Coração de Maria Mimoso, pelo crime de solicitação praticado no confessionário (1805).



Compreende o Decreto sobre os vinte familiares do Santo Ofício (1737-1744), relatórios de contas de vários tesoureiros: José Baptista – receita do Livro da Casa (1745) -, licenciado Manuel da Paixão Teixeira tomada por João Duarte Ribeiro (1694), entre outros.



Integra a carta de Manuel Marques de Azevedo, da Inquisição de Goa, a narrar a libertação que o vice-rei mandou fazer do preso à ordem dos inquisidores (1756).



Inclui o crédito de testemunhas contra Maria do Carmo, da Inquisição de Lisboa (1796), cópia da carta do padre Joaquim de Fóios, da Congregação do Oratório de Lisboa para José Anastácio da Cunha (1772); de Domingos Luís Teixeira para João Correia Xavier (1779) e de Maurício Pedro de A. Para António Caetano (1781).



Contém correspondência sobre denúncias - benzeduras, exorcismos, outra remetida do Convento de São Domingos do Porto (1683), entre outros -, e também, acerca da transferência do guardião do Convento de Nossa Senhora da Consolação do Bosque de Borba (1811-1812).



Reúne correspondência expedida para a Inquisição de Lisboa, nomeadamente das Inquisições de Llerena, Granada, Sevilha e Valhadolid.



Contém listas de nomes de pessoas de Lamego e data de apresentação (1627-1629).



Contempla rascunhos de formulários, requerimentos, certidões, pareceres, certidões “ad cautelam” passadas a reduzidos: Guilherme Burnay (1816), entre outros.



Compreende requerimentos: do padre guardião dos Menores Observantes do Convento da Cidade de Beja relativo ao penitenciado padre frei António da Paixão de Cristo (1810); do penitenciado Manuel Gonçalves Dias (1801), de Francisco Ludovico Pereira, natural da cidade de São Luís do Maranhão (1779), bem como a confissão de Nicolau Pereira Homem Teles sobre o trato que teve com colegas que liam livros proibidos e de ter sido aliciado para fazer parte dos pedreiros livres (1814).



Contém a carta de frei António do Amor Divino – do Convento de São Francisco do Funchal – dirigida ao comissário do Santo Ofício sobre o crime de solicitação no confessionário, cometido pelo padre Manuel de Andrade, da freguesia de São Vicente, a Helena, escrava de Manuel da Câmara (1729).



Inclui ainda a carta expedida da Inquisição de Évora da entrega do penitenciado Francisco Picon, condenado ao degredo nas galés, por tempo de dois anos (1784).

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, mç. 70
Previous location
Documentos por identificar
Language of the material
Português e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
21/04/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2022 14:00:29