Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

"Comboio"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/PJRFF/I-G/004/0131
Title type
Atribuído
Date range
1779-04-12 Date is uncertain to 1786-04-03 Date is uncertain
Dimension and support
1 liv. (25 f. ms. num. rub. + 6 f. em branco num. rub.); papel
Scope and content
Contém termo de abertura da responsabilidade do juiz da alfândega, Bernardo José de Oliveira Perdigão: "Servirá este livro para na mesa grande se lançarem os despachos da alfândega desta cidade em o ano de mil setecentos setenta e nove e se carregarem em receita os direitos do comboio; escreverá nele o escrivão Luís António da Câmara, e por se achar sem esta declaração eu o fiz para constar em todo o tempo. Funchal 9 de janeiro de 1780".

Na capa encontra-se a identificação do escrivão responsável pela escrituração deste livro, Luís António da Câmara e Vasconcelos, escrivão da mesa grande.

São feitos os registos referentes à sola, nos quais são identificados os despachantes, dia, mês e ano, embarcação, quantidade e qualidade, e quanto pagou de comboio à razão de 50 réis cada moio. Estes registos podem ser rubricados pelo despachante ou seu representante e na maioria dos casos pelo almoxarife dos direitos. Estes produtos eram os únicos que pagavam os direitos do comboio. Os termos foram feitos na casa do despacho da alfândega pelo juiz de fora e da alfândega Bernardo José de Oliveira Perdigão até 1783. A partir de 1784 passa a ser juiz da alfândega José Caetano de Freitas. Na margem direita a importância. Este termo é assinado pelo dito juiz, pelo tesoureiro António Francisco Figueira e o escrivão Luís António da Câmara e Vasconcelos.

A partir do ano de 1782 até 1784 passa a ser responsável pela escrituração o escrivão da mesa grande José Caetano de Freitas, e a partir de 1784 passa a ser responsável o escrivão Francisco Xavier Fernandes.

Os registos foram conferidos por Henriques até 1784 seguindo-se Pestana até 1786.
Physical location
Provedoria e Junta da Real Fazenda do Funchal, liv. 131
Previous location
664. N.º de ordem 1552
Language of the material
Português
Notes
Nota ao elemento de informação "Título": Designação constante da capa.
Creation date
01/08/2012 16:28:34
Last modification
15/05/2013 15:31:02