Available services

"G[rã-]Bretanha"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0133
Title type
Formal
Date range
1955 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 cx. (134 doc. fotográficos, 25x19x3 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 18x24 cm, não legendadas, carimbadas no verso com os dizeres "Firmino dos Santos – Fotógrafo de Imprensa portuguesa e estrangeira – Lisboa, Portugal" (incluindo, neste caso, uma numeração manuscrita, aplicada de forma sequencial mas intermitente, correspondendo aos números que esse fotógrafo atribuiu às imagens). As imagens documentam aspetos da viagem oficial que o presidente Craveiro Lopes realizou a Inglaterra, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes.



A reportagem fotográfica acompanha vários eventos em que casal presidencial participou durante a sua estadia, merecendo destaque aqueles em que esteve presente a rainha Isabel II, bem como, eventualmente, outros membros da família real britânica. A prova n.º 98 reproduz um convite para a apresentação de gala de "The Bartered Bride" na Royal Opera House (Londres), a prova n.º 99 reproduz a folha de rosto da publicação inglesa relativa ao cerimonial da visita do chefe do Estado português, e a prova n.º 118 reproduz o cartaz da exposição "Portuguese Art, 800-1800", realizada na Royal Academy of Arts (Londres).



O título e a data estão escritos a lápis, transversalmente, no canto superior direito da tampa da caixa (e ao cimo foi acrescentado a tinta o apontamento "Presidência da República").



Caixa de cartão, originalmente para embalagem de papel fotográfico (na tampa está impressa a marca comercial norte-americana Kodak).
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 133
Language of the material
Português e inglês
Type of container
Caixa
Creation date
23/07/2014 12:09:02
Last modification
23/12/2014 11:12:17