Available services

"Álbum fotográfico da viagem presidencial à província de Moçambique"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CRL/001/0262
Title type
Formal
Date range
1956 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 álbum (77 f., 200 doc. fotográficos, 30x42x9 cm); papel
Scope and content
Contém provas fotográficas monocromáticas de 12x18 cm, legendadas, que documentam aspetos do longo percurso que o presidente Craveiro Lopes, acompanhado da primeira-dama, Berta Craveiro Lopes, fez durante a sua viagem oficial a Moçambique. Esse percurso foi intercalado, ademais, com breves visitas de Estado à Federação Centro-Africana (ou Federação da Rodésia e Niassalândia) e à União Sul-Africana (ou União da África do Sul). Há também provas nos versos das folhas.



A reportagem fotográfica regista as passagens da comitiva presidencial por São Tomé e por Luanda, antes de chegar a Lourenço Marques, e prossegue com as receções, visitas protocolares, inaugurações, revista de grupamentos militares e homenagens prestadas pelas autoridades locais ou pelas populações moçambicanas. Na sua visita à Federação Centro-Africana, o casal foi fotografado em Salisbúria e, na sua ida à União Sul-Africana, em Pretória, de onde regressou a Lisboa, mas tendo passado novamente por Luanda.



Em Moçambique, além de prolongada visita à capital, o presidente percorreu diversas localidades, entre as quais: Matola, Chaimite, barragem do Limpopo, campo militar de Boane, Marracuene, Inhambane, cidade da Beira, Vila Pery, Manica, Tete, Quelimane, Mocuba, Vila Cabral, Vila Junqueira, Malema, Nampula, Nacala, Ilha de Moçambique, Mocimboa da Praia e Palma.



Logo abaixo de cada prova, consta a respetiva legenda impressa em prateado. O título e a data estão presentes na capa e também na lombada, gravados a ouro.



Encadernação em inteira de pele verde, gravada com ferros dourados; guardas e versos da capa e da contracapa forrados de tecido bege.
Physical location
Craveiro Lopes, Fotografias, n.º 262
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Situação detetada em 2014: As folhas 1 e 77 estão em branco. Na zona direita inferior da contracapa a pele apresenta falhas acentuadas, causadas por ataques de insetos.
Type of container
Álbum
Creation date
13/10/2014 15:55:30
Last modification
19/04/2021 14:05:52