Comemorações do 10.º aniversário do Conselho de Imprensa

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/CIM/E/006
Title type
Atribuído
Date range
1885 Date is uncertain to 1986-05-16 Date is certain
Prominent dates
1984-06-18 a 1985-05-10
Dimension and support
9 cx. (13 mç. com doc. textuais, 7 mç. com doc. fotográficos e fotolitos, 51 cassetes áudio), 1 pt. (27 doc. gráficos); papel, película; magnético-analógico
Scope and content
Contém documentação relativa à organização e à realização das diversas iniciativas do programa de comemorações, nomeadamente: concurso de ensaios e trabalhos de investigação subordinado ao tema "Os conselhos de imprensa e o direito a informar e a ser informado"; concurso de cartoon e caricaturas subordinado ao tema "A liberdade de imprensa em Portugal"; exposição e conferências sobre a liberdade de imprensa e a vida e obra dos patronos dos prémios instituídos pelo Conselho de Imprensa (Rafael Bordalo Pinheiro, Stuart Carvalhais, João Chagas e Brito Camacho); conferência de Sousa Franco sobre "A intenção do legislador de 1975 e a realidade actual da imprensa portuguesa"; palestras nas principais cidades subordinadas ao tema "O que é o Conselho de Imprensa?"; colóquio internacional subordinado ao tema "O direito de resposta e outros direitos dos cidadãos perante a imprensa". Inclui gravações áudio do colóquio e de algumas conferências e palestras.

Especial destaque para uma fotografia com retrato de Rafael Bordalo Pinheiro (prova de época), junta a outra documentação iconográfica agregada ao processo de preparação da exposição acima referida.
Arrangement
Organização por evento do programa de comemorações e por natureza dos documentos.
Language of the material
Português, francês, inglês e alemão.
Physical characteristics and technical requirements
Algumas cassetes aguardam a intervenção do serviço de restauro, de modo a poder ser (eventualmente) processada ou concluída a respectiva leitura e digitalização: trata-se das cassetes n.º 234, 238, 240 e 259.
Related material
Relação completiva: Portugal, Torre do Tombo, Conselho de Imprensa, Edição de publicações, cx. 268, mçs. 1 a 4 - contêm documentação relativa às iniciativas do programa de comemorações orientadas à publicação de conteúdos.
Creation date
12/08/2016 16:45:53
Last modification
03/04/2024 12:40:19