Família Gama Lobo Salema

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/TT/FGLS
Date range
1393 Date is uncertain to 1971 Date is uncertain
Dimension and support
59 cx. (c. de 2000 doc.): perg., papel
Biography or history
Os Gama Lobo provêem dos Gamas de Olivença, figuram nos nobiliários sob a designação de "Gamas, escrivães da Fazenda", o que se deve à circunstância de eles terem exercido, nos séculos XVI e XVII, as funções de escrivães das Casas da Índia e da Mina e, em seguida, as de escrivães da Fazenda e do Assentamento. No final do século XVIII e no início do seguinte, as de secretários do Conselho da Fazenda. Os Salema, de Alcácer, Setúbal e Alverca, onde a Família tinha vastas propriedades, desempenharam cargos de administração financeira, principalmente, o de tesoureiro-mor do reino. Extintos na varonia, no início do século XIX, a sua representação recaíu numa Senhora que tinha casado com um Gama Lobo, o penúltimo escrivão da Fazenda, cujos filhos passaram a usar, por obrigação vincular, o apelido Salema. Com o falecimento de José Maria Salema, em 1833, sucedeu-lhe o sobrinho, António Xavier da Gama Lobo de Saldanha e Sousa, pelo que os morgados dos Gama Lobo e dos Salemas formaram uma única Casa, que se manteve até à extinção dos vínculos (1860-1863). Após a sua morte, os bens dos vínculos da Casa foram repartidos pelos descendentes. D. Maria Bernardina Salema de Saldanha e Sousa, casou em primeiras núpcias com Salvador de Oliveira Pinto da França, e em segundas núpcias com o cunhado, Bento de França Pinto de Oliveira.
Custodial history
Nuno Daupiàs d'Alcochete fez um primeiro trabalho arquivístico no Arquivo da Família Gama Lobo Salema, retirando diversas notas. Os acidentes de dispersão, vandalismo ocorridos sobretudo na documentação administrativa, explicam o desaparecimento de uma parte do Arquivo. As citadas notas serviram de apoio para a elaboração do Inventário Sumário, realizado por Manuel Mamede de Almeida Pereira, sob a orientação de Nuno Daupiàs d'Alcochete, o qual foi apresentado como trabalho do Seminário de Arquivística na Universidade Autónoma de Lisboa, em 1990. Este Inventário integrou o Auto de Doação com reserva de usufruto do Arquivo da Família Gama Lobo Salema e vem descrito no respectivo Anexo.
Acquisition information
O Auto de Doação com reserva de usufruto do Arquivo da Família Gama Lobo Salema, ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo, efectuado de acordo com o n.º 1 do Art.º 958.º do Código Civil, foi assinado em 7 de maio de 2008, pelo Senhor Embaixador António d' Oliveira Pinto da França, seu único proprietário, e pelo Dr. Silvestre Lacerda, Director-Geral de Arquivos. Em 7 de agosto de 2014, a Senhora D. Sofia Maria Anjos da Costa Macedo Pinto da França, viúva do Doador, entregou o citado Arquivo a António Frazão, Coodenador do Gabinete de Salvaguarda do Património da DGLAB, na Quinta da Anunciada Velha, freguesia da Madalena, concelho de Tomar, onde esteve guardado até à referida data.
Scope and content
O fundo contém dois Arquivos distintos: os Gama Lobo, e os Salema. O Arquivo inclui genealogias, monografias, notas bibliográficas, etc., assim como documentação proveniente do exercício de funções oficiais, o cartório da administração da Casa e cartórios anexos, provenientes de linhas feminininas ou de linhas transversais extintas. Engloba Documentos de carácter pessoal, Documentos respeitantes à Administração da Casa, ao Juízo das capelas, à Instituição de vínculos, a Títulos de bens vinculados, a Comendas, a Títulos de bens livres. Possui também documentos medievais relativos a instituições vinculares, padroado de igrejas e mosteiros (depois integrado em morgados), escrituras notariais do século XV e XVI, doações régias, entre outros. A documentação permite compreender e reconstituir a História regional, no que toca à esfera social e à administração regional, e conhecer aspectos económicos de diversas regiões do país, nomeadamente, a partir dos tombos de vínculos de morgado de diferentes senhorios e de comendas de Ordens Militares. Preserva a memória de personalidades que foram navegadores, almirantes, embaixadores, de pessoas que desempenharam funções na administração, na vida militar e no Ultramar português.
Arrangement
I Documentos de Família. II Documentos pessoais. III Documentos pessoais. IV Títulos de instituições vinculares. V Juízo das capelas. VI Títulos de bens de vínculo. VII Títulos de bens livres. VIII Administração da Casa. IX Anexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

"Inventário sumário do Arquivo da Família Gama Lobo Salema": trabalho de Seminário de Arquivística. Elab. por Manuel Mamede de Almeida Pereira, sob orientação do Dr. Nuno Daupiás d'Alcochete. Lisboa: Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões, 1990. Fotocópia do exemplar oferecido pelo autor a Alberto da Gama Lobo Salema.
Related material
Portugal, Biblioteca Nacional de Portugal.
Creation date
08/06/2017 11:24:04
Last modification
12/06/2017 12:07:13