Available services

Correspondência de João Mendes do Amaral

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0008/00015
Title type
Formal
Date range
1931 Date is uncertain to 1966 Date is uncertain
Dimension and support
114 f. (376-489), 1 cartão; papel
Scope and content
Contém cartas de João Mendes do Amaral, da Direção do Banco de Portugal e do Brasil, Lisboa, dirigidas ao Dr. Salazar, bem como relativo ao atual regime aduaneiro do tabaco, e acerca da intervenção da Inspeção de Seguros da "Mundial".

Inclui o pedido de autorização para publicar um artigo sobre uma entrevista feita a D. Duarte Nuno, no jornal "Diário de Notícias", a manifestar a sua humilhação, porque a censura cortou vários parágrafos do artigo "Portugal cuida da sua defesa Aérea" quando a informação do 'Gladiator' era do conhecimento público, junto encontra-se o recorte de jornal. Diz o autor em outra carta: "não estou apto a dirigir ou a orientar um jornal sob esta situação e leva-me a desistir do exercício de uma profissão infeliz".

Contempla a carta a solicitar autorização para a Infanta D. Filipa viajar de Sevilha para Portugal, e residir durante um tempo na Quinta da Cardiga, menciona o Conselheiro Azevedo Coutinho, e acrescenta que esta visita daria oportunidade a João Amaral de resolver um assunto relacionado com a "vida íntima de Sua Alteza”, entre outras notícias relativas à realeza.

Integra assuntos sobre os incómodos de trabalhar no "Diário Popular. João Mendes do Amaral pede encarecidamente ao amigo Salazar para conseguir um emprego em África, de modo a "educar o seu filho, sem ter de andar por aqui, vencido e vexado, a tropeçar nas delinquências desta sociedade".

Contém a carta de agradecimento ao amigo Salazar, por ter dado a indicação ao Ministro das Colónias, no sentido de lhe ser atribuída a representação do Banco Nacional Ultramarino, no Conselho da Administração da Companhia Colonial de Navegação, entre outros.

Compreende um texto intitulado "Indústria Diamantífera", refere que o ramo da indústria de diamantes é dirigido financeiramente, tecnicamente e comercialmente, pelos israelitas fugidos da invasão alemã (datilografado, f. 480-485), entre outros.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-008, cx. 865, f. 376-489
Language of the material
Português
Creation date
02/10/2017 16:42:11
Last modification
30/03/2023 14:38:29