Available services

Correspondência de Jorge Figueiredo de Barros

Description level
File File
Reference code
PT/TT/AOS/E/0029/00011
Title type
Formal
Date range
1967 Date is uncertain to Date is uncertain
Dimension and support
113 f. (71-183), 1 cartão; papel
Scope and content
Contém a carta do militar Jorge Figueiredo de Barros, a oferecer ao Dr. Salazar "a História da nossa Província de Timor" vivida e escrita pelo mesmo.

Trata-se de um livro com encadernação em pele, e papel fantasia, tendo impresso na lombada: "Capitão J. Figueiredo de Barros / Timor / 1910-1912". Inclui a dedicatória do autor ao Professor Doutor António de Oliveira Salazar. O texto datilografado é uma narrativa da vida militar, de Jorge Figueiredo de Barros, enquanto foi comandante na Província de Timor, a partir da Implantação da República. Refere as relações profissionais e pessoais que teve com os governadores, militares portugueses, indígenas, régulos, e militares holandeses que ocupavam parte do território português. Por conseguinte, alude aos atritos na repartição do território da Ilha de Timor, entre as duas possessões - portuguesa e holandesa -, em virtude de ter sido definido um tratado datado de 1859 cuja carta apresenta diferentes interpretações acerca da linha de fronteira.

Todavia, em 1898, apesar de ter sido constituída uma "comissão mista, composta de dois ou três oficiais ou funcionários de cada um dos dois países, ao chegarem ao Sul encontraram tribos indígenas em guerra". Então foram para "Este percorrendo a baliza entre os territórios do reino de Ambeno com o reino de Óe-Kússi, em vez de andarem pela fronteira. Nisto resultou "um povo viver em território pertencente a outro povo, mas conservando a sua independência e a sua própria organização política". Embora se tivessem ratificado posteriormente outros tratados, nunca houve consenso entre Portugal e Holanda.
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-029, cx. 886, f. 71-183
Language of the material
Português e francês
Creation date
30/04/2018 11:37:35
Last modification
22/03/2024 16:33:21