Available services

Correspondência de José Ricardo de Barros Amado da Cunha

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/AOS/E/0091/00005
Title type
Formal
Date range
1953 Date is uncertain to Date is uncertain
Dimension and support
5 f. (16-20); papel
Scope and content
Contém a carta do Capitão José Ricardo de Barros Amado da Cunha, de 65 anos de idade, dirigida ao Dr. Salazar, a fim de interceder pela criança Jacinto José Ferreira, nascido a 5 de dezembro de 1942.

José da Cunha conta a sua vida, foi educado pelo seu tio-avô, padre, e ele próprio também recebeu e educou em sua casa uma menina de dois meses, a quem custeou o curso de enfermeira. Atualmente, com 27 anos de idade, está casada, e tem dois filhos.

Quando estagiou no Hospital Infantil de São Roque, junto com uma colega "filha de pais ricos" conheceu o menino - filho de pai incógnito e órfão de mãe. Essa colega levou o menino para passar férias no Algarve em 1944. No regresso, pediu ao Capitão que o acolhesse em sua casa, em Faro. Entretanto, um "senhor rico" ficou interessado no menino pedindo-lhe que lho desse". Assim fez, mas no mês seguinte o menino foi-lhe devolvido, pelo mesmo dizendo: "Aqui está o Jacinto. Já não me interessa. Pode mandá-lo para Lisboa". Quando o capitão Cunha e a mulher o acolheram de novo tinha 23 meses de idade. Contudo, aperceberam-se de que tinha sido vítima de maus tratos na casa onde habitara com o casal rico.

Em 1945, o autor e família foram residir na Amadora, por "ter sido colocado no Instituto Profissional dos Pupilos do Exército". O menino Jacinto cresceu, e o Capitão Cunha decidiu inscrevê-lo em regime de internato nos Pupilos do Exército, mas ali foi informado de que só os filhos legítimos são admitidos.

Face ao exposto, o autor suplica ao Dr. Salazar "Poderei esperar que V. Ex.ª seja o anjo bom que me ajude nesta missão que julgo estar de harmonia com os ensinamentos da nossa Santa Religião?".
Physical location
Arquivo Oliveira Salazar, AOS/CP-091, cx. 948, f. 16-20
Language of the material
Português
Creation date
04/04/2019 11:33:35
Last modification
22/03/2024 16:33:21