Assentamento de agraciadas com a Real Ordem Portuguesa de Santa Isabel

Description level
Series Series
Reference code
PT/TT/MR/SG-2ªREP/023
Title type
Formal
Date range
1804 Date is certain to 1870 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Biography or history
A Ordem Real de Santa Isabel ou Real Ordem de Santa Isabel, também conhecida por Ordem da Rainha Santa Isabel ou Ordem da Rainha Santa é uma ordem dinástica portuguesa, sob a protecção da Rainha Santa Isabel de Portugal.

Foi uma ordem honorífica e feminina, exclusivamente destinada a senhoras da nobreza, instituída pela, então princesa D. Carlota Joaquina de Bourbon, com a autorização do Príncipe Regente D. João de Bragança, futuro rei D. João VI, seu marido, por decreto de 4 de Novembro de 1801, cujos estatutos foram confirmados pelo alvará de 25 de Abril de 1804.

Segundo os seus estatutos, a Grã-Mestre da Real Ordem de Santa Isabel é a Duquesa de Bragança.

Teve como primeira Grã-Mestre a Princesa Carlota Joaquina, que atribuiu a condecoração a damas portuguesas, espanholas e brasileiras, distinguidas por serviços prestados à Coroa e a obras de benificiência.

A insígnia desta ordem é um medalhão coroado, com a figura de Santa Isabel de Portugal num acto de Caridade, dando esmola a um mendigo, sobrepujando a legenda latina 'Pauperum Solatio', em banda de cor-de-rosa com lista branca ao centro.
Language of the material
Português
Creation date
10/11/2022 13:08:07
Last modification
10/11/2022 13:45:32