Available services

"Relação exacta, e Diário de todo o sítio posto pelos Espanhóis a esta Praça da Colónia do Sacramento, sendo Governador dela António Pedro de Vasconcelos Brigadeiro de Infantaria e Ajudante General dos exércitos de sua Majestade"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CFTR/004/00087
Date range
1735-06-21 Date is certain to 1737-09 Date is certain
Descriptive dates
Colónia do Sacramento
Dimension and support
2 doc. (3 cad., 24 f., 1 f.); papel
Scope and content
Caderno 1: Menciona a chegada da galera Nossa Senhora da Penha de França ao porto em 21 de junho de 1735, vinda de Lisboa com a notícia das «diferenças» existentes entre as duas cortes de Portugal e de Espanha. A possibilidade de se iniciar a guerra antes de estar feita a fortificação da Praça, o estado de ruína do reducto existente, a nova fortaleza principiada, a conferência do Governador com os oficiais de que resultou o levantamento do reducto antigo de terra como forma de resisitir a um assalto de cavalaria. A obra levada a cabo por convocação dos soldados da guarnição, «paisanos com seus negros, de ambos os sexos, e meninos para trabalharem [...]». A preparação dos Espanhóis. Relato do dia 29 de setembro de 1735: a saída de sete embarcações para o Rio de Janeiro, Baía, Pernambuco, Santos. Não foram vistas pelo inimigo no canal de Montevideu; Relatos dos dias 1, 7, 20, 21 e 25 de outubro; 5, 6, 7, 9, 10, 16, 28 de novembro; de vários dias de dezembro de 1735. Relação das forças inimigas. Relatos dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril de 1736.

Caderno 2: continuação do relato de abril, maio, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro de 1736. Ano de 1737, maio.

Caderno 3: continuação do relato de maio de 1737, junho, julho, agosto. Em 29 de agosto, entrou no porto, ao amanhecer, a lancha da nau de guerra Nossa Senhora da Boa Viagem despachada da corte de Lisboa em 31 de maio «e deu fundo em Maldonado a 13 com a notícia do Armistício que se celebrou em Paris a 16 de março para cessarem as hostilidades na América, e ficarem as cousas no mesmo estado em que se acharem ao tempo que se receberem as ordens. E esta suspensão há-de durar até se ajustarem as diferenças que há entre Portugal e Espanha». Relato do mês de setembro do mesmo ano.

Tem junto a minuta de um parecer mencionando:

- Não ter visto «o papel de António Rodrigues da Costa e mais documentos sobre que assentou a Resolução de se fortificar Montevideu» tendo dúvidas sobre a conveniência de se fazer a referida obra.

- D. Luís da Cunha responderá melhor do que ninguém às interpretações que os Castelhanos dão a «este artigo por ser o Autor dele».

- «3. Nem procurar, nem rejeitar esta Mediação me parece será conveniente aos interesses desta coroa».

- "Enquanto às cartas de Jacinto Borges de Castro". Refere uma Junta feita em maio de 1714, segundo a sua lembrança, a cópia do Tratado da Quádrupla Aliança remetida pelo Conde de Tarouca, e o que lhe parecia [...], a conferência que Jacinto Borges teve com milord [James] Stanhope, e que lhe parece conveniente que o Secretário de Estado, conde de Tarouca, estando na Holanda passe a Hanôver «sem carácter por não fazer estrondo e diga isto mesmo a el Rei da Grã Bretanha da parte do dito Senhor sem admitir proposta alguma e sendo obrigado a dar conta das que lhe fizeramos», entre outros assuntos.
Physical location
Casa Fronteira e Alorna, Vária, n.º 87
Previous location
V-R-3
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Instrumentos de Descrição, Casa Fronteira e Alorna, L 505, IV - Vária, p. 76.
Publication notes
Creation date
11/03/2024 16:04:14
Last modification
12/03/2024 14:26:46