Available services

Documentação de conventos por identificar, caixa 5

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/DOCI/0005
Title type
Atribuído
Date range
1645 Date is certain to 1813 Date is certain
Dimension and support
1 cx. (1 mç., 1 doc., 16 cad., 3 liv.); papel
Custodial history
Encontra-se dentro da caixa um verbete com a seguinte informação: 'Atenção. Esta caixa é constituída com documentos vindos da Real Mesa Censória e que não foi possível identificar. 1986. Maria José Leal'.

Nas instalações de São Bento, esta caixa estava localizada em S. 25, 93, 7.
Scope and content
Este caixa contém:

- Contas de tenças de hábito de Cristo. 1731-1753. 1 doc. (bifólio); papel. Os fólios apresentam uma numeração 236 e 237.

- Rascunhos de contas. 1702 . 1 caderno; papel. Refere as contas com Gabriel de Albuquerque, António Dias, Felix de Melo, João Duarte de Parada, Diogo Lopes, João Alves e outros, relativas a açúcar, bacalhau, sardinhas, serafina, fivelas, botões, baeta fina, papel, tabaco, pólvora, chumbo, retrós de cores, etc. Encadernação em pergaminho.

- Contas de arrendamentos de propriedades. 1800-1808. 1 caderno (96 f.) ; papel. Refere as propriedades em Arco do Marquês, casas da Rua Augusta da Rua do Caldeira, da Rua de Nossa Senhora das Necessidades, no Campo Pequeno, foros da portaria de Santa Ana, Casal da Reboleira, Serra da Mimosa, e arrendadas a Manuel Joaquim Cardoso, António Fernandes de Oliveira, Agostinho da Silva, António Estanislau Courié, José Gomes da Costa, Constantino Pardal, Alexandre José de Faria, Timóteo da Silva, José da Silva Pinheiro, José Simões. São mencionadas os juros que a comunidade recebe do Tesoureiro do Juros, as apólices que pertencem à Livraria, o que a comunidade recebe do Tesoureiro dos Ordenados, da tença da folha do Paço da Madeira na vida do Pe. José Morato, do Tesoureiro do Infantado, do Tesoureiro do Senado, a obrigação da comunidade ao Convento da Santíssima Trindade (pelo olival do Campo Pequeno), a obrigação à Basílica de Santa Maria (pela propriedade do Campo Pequeno), a obrigação ao Convento de Odivelas (pelos prazos da portaria de Santa Ana), a obrigação à Colegiada de Santa Maria Madalena (pelas casas do Arco), ao Convento do Carmo Calçado, os juros que paga a comunidade ao Conselheiro Emaus, a D. Ana Maria do Sacramento, à Comendadeira da Encarnação, ao Pe. Francisco Troiano, à testamentaria do Dr. João Correia, a D. Eugénia Vitória de Almeida, a D. Maria Josefa Ramalheira. Encadernação em pergaminho.

- Contas de pão. 1722-1724. 1 caderno (58 f.) ; papel. Refere Luís da Mota, Diego Garcia Correia, a renda de Guilhabreu.

- Rascunhos de contas.1710-1712. 1 caderno; papel. Contas referentes a sapatos, peças de pano e serafinas, resmas de papel, mantos de carrião, toalhas e guardanapos, brinquinhos, cambraias, pentes de marfim, Gabriel Lopes Pinheiro, almocreves de Valongo, Francisco de Medina, ´"meu tio" Duarte, Rafael de Sá da Paz, "meu irmão" Baltasar Lopes Pereira, "meu tio" Manuel Mendes, Joaquim de Besch (cônsul da Suécia em Lisboa), Cristiano Simões, "meu primo" Duarte Pereira, entre outros.

- "Index de cousas notáveis". Data não identificada. 1 caderno; papel.

- Rascunhos de contas. 1645-1680. 1 caderno; papel. Refere "[...] termo de Viseu pe [...] trazem sonegadas que pertencem a mau sobrinho Henrique Hortas e sua mãe em 3 de Junho passado de 679." , referindo as localidades de Lonho, Nogueira, Bouga, Vila do Santo, Sanguinhedo, Macieira. São também mencionados Jerónimo Henriques, Maria Rodrigues (mulher de João Lopes), Duarte Varela de Abreu, entre outros.

- Registo de diversas contas.1723-1730. 1 caderno (53 f.); papel. Contém: "Rol das pessoas que ficaram devendo dízimo em o lugar de Bustelo como também do pao que rende o lugar em a sua dezimatoria", "Rol do milhão que se deita em a tulha de Ferreiros", sendo apresentadas as contas pelas localidades de Ruivais, Aldeia, Covelas, Rebolfo, Riba Lapa, Chã, Vila Boa de Baixo, Vila Boa de Cima, Limeiro, Verdozedo, Amial, Prelada, Trancoso, Pilisqueira, Castro Decio, Fonduais; "Rol do pam que mandei para Lamego do lugar da Garalheira"; "Rol dos gastos que se fazem nesta renda". Tem a indicação: " Parece ser do [...] Cardoso";.

- Mapa dos espólios de livros. c. 1804. 1 caderno; papel. Contém o "Mapa dos espólios no triénio do N. Rmo. P.Me. Fr. Francisco de São Joaquim", " Livros que se aplicaram à Livraria do espólio do P. M. Fr. Francisco de S. Bárbara, 3 de Abril 1804."

- Registo de diversas contas da comenda de São Pedro. 1711-1725. 1 liv. (136 f.); papel. Contém: "Lembrança do linho que houve nesta comenda de São Pedro.", contas de lã, de pão, de castanhas, dos foros, centeio, trigo, feijões e milho, referindo as localidades de Folgosinho, Freixo e os nomes de Simão Vaz Mendes, Manuel Rodrigues, Manuel Ribeiro da Silva, Pedro Lopes Monsanto, Francisco Gonçalves, entre outros. Os fólios estão numerados e rubricados por "Dr. Teixeira".

- "Rol das pessoas que me devem fazenda que lhes tenho dado fiada". 1711-1725. 4 cadernos cosidos; papel.

- "Rol para a cobrança dos foros de Vila Cova". 1701-1702. 1 caderno; papel. Refere as localidades de Pendilhe, São Joaninho, Cajó, Granja, Folgosa, Ponte do Pomar, Mosteiro, Fareginhas, Farejas, Lamas, Lavelas, Baltar, Vila Pouca, Braços, Relva, Casais de Paiva, Ribolhos.

- Apontamentos de contas e de viagens. 1808-1813. 1 caderno; papel. Refere as localidades de São Vicente, Canas, Mondim, Porto.

- Rascunhos de contas. c. 1719. 1 caderno; papel. Refere as localidades de Arnal, Linhares, Campelos, Paradela, Paramos.

- Contas de dízimos. Data não identificada. 1 caderno; papel. Refere as localidades de Frada, Corcovo, Pisão, Varziela. Mau estado de conservação: perda parcial de suporte. Os fólios estão numerados de 80 a 99.

- "Livro para carregar os frutos da renda do dízimo da freguesia de Covões de que é rendeiro principal José Ferreira Coutinho do lugar da Porcariça" 1764. 1 liv. (159 f.); papel.

- Registo de porta de informações e diligências. 1762. 1 caderno; papel.

- Índice. 1674-1688. 1 liv.; papel. Mau estado de conservação: perda parcial de suporte, lacunas em forma de galerias. Cota antiga: Real Mesa Censória, liv. 723.



Doc. relativos ao Convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa (da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho).

- "Graça de Lisboa. Arrendamentos, aforamentos , etc. que falta registar". c. 1772. 1 mac. ; papel. Refere a receita e despesa das luminárias, casas a São Vicente de Fora, casal de Bucelas, casal do Pai Joanes, casas da Boa Vista a São Paulo, do Paço do Lumiar, casal de Fontanelas, dos estins e Santarém, casal da Foreira (termo de Sintra), casal do Fação, casal de Oeiras em Tires, Bouças, Casal do Pereiro dos Potes em Alverca, casal da Codiceira na Póvoa (junto à ponte de Frielas), Aldeia Galega, casas às Escolas Gerais, casas na Alcáçova no Castelo, entre outros.
Physical location
Documentação de conventos por identificar, cx. 5
Type of container
Outro
Creation date
12/05/2009 00:00:00
Last modification
15/02/2023 13:19:04
Record not reviewed.