Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 200

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/CC/2/200
Title type
Formal
Date range
1535-04-21 Date is certain to 1538-06-17 Date is certain
Dimension and support
132 doc.; papel
Custodial history
Descrição do maço 200 da 2.ª parte do Corpo Cronológico realizada na Torre do Tombo, abrangendo os números sucessivos 33325 até 33456, em pequeno caderno de 6 fólios. Os documentos que não tinham espaço para o registo do tratamento arquivístico foram cozidos a uma folha de papel onde consta o resumo, a data do documento descrito, a cota antiga e a actual.

O documento 58 (33382) apresenta a indicação de outro que lhe é semelhante. Em 2016, esta informação foi registada no elemento de informação "Unidades de descrição relacionadas".
Scope and content
Contém provisões para pagamento de ordenados, vestiarias, soldos, e dívidas reais, para se levar em conta certas quantias, ordens de D. Álvaro de Abranches, governador de Azamor, de Luís Loureiro, governador de Santa Cruz de Cabo de Gué, de Pedro Álvares de Carvalho, governador de Alcácer de África, de D. João da Silva, conde de Portalegre e mordomo mor, de D. Rodrigo Lobo, vedor da Fazenda, e de Cristóvão Esmeraldo, provedor da Fazenda da Ilha da Madeira, para pagamento de soldos, mantimentos, vestiaria, para se dar certa quantia ao almoxarife de Vale de Zebro, conhecimentos de receita e despesa de almoxarifes, arrematações, justificações, e procurações insignificantes. Entre estes estão os documentos abaixo apontados:

5. Provisão para se pagar a António Teixeira, escudeiro da Casa Real, 6.500 réis de moradia.

6. Procuração de Vasco Anes Corte Real para seu filho, Manuel Corte Real jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

9. Procuração de António Pereira para Diogo de Sousa, camareiro mor do cardeal, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

11. Procuração de D. Pedro de Menezes, marquês de Vila Real para D. António de Ataíde, conde da Castanheira, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

14. Procuração de João Rodrigues de Vasconcelos, alcaide mor de Penamacor, para António Carneiro, secretário de Estado, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

16. Procuração de Manuel Machado para Manuel da Silva, do Conselho do rei, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

18. Procuração de Tristão da Cunha, do Conselho do rei, para Francisco Figueira, estribeiro mor do infante D. Luís, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

19. Procuração de Diogo Moniz para Francisco de Melo, fidalgo da Casa Real e vedor da Fazenda dos infantes D. Henrique e D. Duarte, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

21. Procuração de D. Antónia Coutinho para seu filho, D. Diogo Lobo, fidalgo da Casa Real, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

27. Procuração de D. Bernardo Coutinho, alcaide mor de Santarém, para D. Fernando Martins Mascarenhas jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

32. Procuração de D. Simão da Cunha, fidalgo da Casa Real, para Manuel da Silva jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

33. Procuração de João Rodrigues de Sá de Menezes, alcaide mor da cidade do Porto, para Lourenço de Sousa, aposentador mor, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

34. Procuração de Álvaro da Cunha Machado, fidalgo da Casa Real, para D. António da Cunha jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

37. Procuração de Álvaro Coutinho, marechal, para D. Afonso de Castelo Branco, meirinho mor, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

40. Procuração de D. João de Menezes, para Martinho Ferreira jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

41. Procuração do Visconde para Jorge de Melo, monteiro mor, e a D. João de Lima jurarem o Príncipe nas Cortes de Évora.

42. Procuração de Luís Álvares de Távora para Rui Lourenço jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

43. Procuração de Fernando Vaz de Sampaio, fidalgo da Casa Real, para seu filho Manuel de Sampaio jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

44. Procuração de Diogo Lopes de Lima, alcaide mor de Guimarães, para D. João de Lima, D. António de Lima, e Jorge de Lima jurarem o Príncipe nas Cortes de Évora.

45. Procuração de Lionel de Abreu, fidalgo da Casa Real, para Lourenço Soares de Melo, mordomo mor do Cardeal Infante, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

46. Procuração de Manuel de Magalhães, para Francisco de Castro jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

49. Procuração de D. João de Menezes e Vasconcelos, conde de Penela, para D. Duarte de Menezes jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

50. Procuração de D. Francisco Rolim para seu irmão, D. Rolim de Moura jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

55. Procuração de Jorge de Almeida, bispo de Coimbra e conde de Arganil, para D. Pedro de Almeida jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

58. Provisão para se pagar a Baltazar Cordeiro, escudeiro da Casa Real, 4.000 réis de moradia.

59. Procuração do conde de Linhares para Afonso de Albuquerque, do Conselho do rei, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

63. Provisão para se pagar a Álvaro Lopes de Miranda, escudeiro da Casa Real, 6.500 réis de moradia.

65. Procuração de Manuel de Sousa, alcaide mor de Arronches, para D. Álvaro da Costa jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

70. Procuração de Simão de Sousa Ribeiro, alcaide mor de Pombal, para Manuel de Sousa jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

72. Procuração de D. Jorge de Melo, bispo da Guarda e esmoler mor, para Rui de Melo jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

73. Procuração de Pedro Guedes para Rui Lourenço de Távora jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

82. Provisão para se pagar a D. Francisco de Noronha, escudeiro da Casa Real, 8.000 réis de moradia.

83. Procuração de D. Jorge, mestre das Ordens de Santiago e de Aviz, duque de Coimbra, para o marquês de Ferreira jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

89. Procuração de D. Miguel da Silva, bispo de Viseu, para o conde de Portalegre, mordomo mor, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

90. Provisão para se pagar a D. Leonardo de Sousa, 4.500 réis de tença.

91. Procuração de D. frei Damião Rodrigues, abade do mosteiro de Salzedas, para o Dr. Luís Anes, do Conselho do rei, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

100. Provisão para se pagar a D. Isabel de Castro, 16.000 réis de tença separada.

105. Provisão para se pagar a Gaspar Gonçalves, cavaleiro da Casa Real, sua vestiaria.

106. Procuração de D. João, duque de Aveiro, para o conde de Vimioso jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

121. Álvara para se pagar a Luís Vaz, escudeiro da Casa Real, 5.000 réis de moradia.

122. Procuração de D. Francisco de Castelo Branco, camareiro mor, para Lourenço de Sousa, aposentador mor, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

123. Procuração de Pedro da Fonseca, fidalgo da Casa Real, para Simão Tavares, estribeiro mor do Cardeal Infante, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

124. Procuração de Rui Lourenço de Távora, para Bernardino de Távora, fidalgo da Casa Real, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

126. Provisão para se pagar a D. Luís Lobo, pagem da lança, 18.000 réis de vestiaria.

128. Procuração de D. Fernando Coutinho, bispo do Algarve, para o D. Fernando, bispo de Lamego, e em sua ausência a João da Silva, regedor da Casa da Suplicação, jurar o Príncipe nas Cortes de Évora.

130. Procuração de Pedro de Mendonça, alcaide mor de Moura, para Jorge de Melo e D. Cristóvão Manoel, jurarem o Príncipe nas Cortes de Évora.

As cartas do amo transmitindo ordens do rei ao tesoureiro, oferecem descrições detalhadas das peças de vestuário mandadas executar, assim como, de encomendas para a capela, ou outras.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte II, mç. 200

Language of the material
Português, espanhol
Type of container
Outro
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo, mf. 6534
Creation date
03/09/2009 00:00:00
Last modification
18/08/2017 15:05:16