Available services

"Rol do pão que Diogo Sobrinho, almoxarife do rei em esta sua vila de Alcácer em África, pagou em trigo a toda a gente e cavalos nele contida, que na dita vila serviram"

Description level
File File
Reference code
PT/TT/CC/2/200/00038
Date range
1535-04-20 Date is certain to 1538-05-13 Date is certain
Descriptive dates
Lisboa
Dimension and support
1 doc. (24 f.); papel
Scope and content
Refere em cima das laudas o "capitão Pedro Álvares de Carvalho e gente de cavalo sua", "Gente de armas e de pé", "Gente de cavalo da vila", "Gente de armas", "Guardas da torre do Steval dobrado [?]", "Gente de pé","Gente da Couraça dobrado", "Atalaias do Esteval dobrado [?]", "Fonteiros", "Bombardeiros". A fólios 21 verso está registado um mandado assinado por Pedro Álvares de Carvalho, capitão e governador na vila de Alcácer em África dirigido ao almoxarife Diogo Sobrinho, para que pague 3.168 alqueires de trigo que eram devidos do serviço do mês de abril, e os seis alqueires que lhe eram devidos de seu resguardo, com conhecimentos das partes e que o contador do rei lho leve em despesa (28-04-1535). Item relativo aos bombardeiros no fólio 22 v. Registo de despesa do almoxarife em pagamentos de rações de homens e de cavalos a fólios 23. Folhas contadas em Lisboa. Na folha de título está registado "Contado". Documento roto.
Access restrictions
Documentação sujeita a autorização para a consulta e a horário restrito.
Physical location
Corpo Cronológico, Parte II, mç. 200, n.º 38
Language of the material
Português
Related material
Portugal, Torre do Tombo, Contos do Reino e Casa, Núcleo Antigo 624. Portugal, Torre do Tombo, Contos do Reino e Casa, Núcleo Antigo 626.
Notes
Notas ao elemento de informação "Título": Título atribuído: Caderno do trigo que despendeu o almoxarife de Alcácer de África com as pessoas nele declaradas.
Creation date
28/12/2016 12:41:48
Last modification
29/12/2016 16:18:27