Genealogias Manuscritas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/GMS
Title type
Formal
Date range
1617 Date is certain to 1818 Date is certain
Dimension and support
106 vol.; papel
Custodial history
Desconhece-se a data de constituição da colecção, mas foi formada já neste arquivo, com documentação oriunda de diversos fundos, entre os quais a Casa da Coroa, sendo nela integradas espécies documentais idênticas que têm entrado na Torre do Tombo.

No entanto há que referir que um conjunto significativo de volumes foram elaborados por Bernardo Pimenta de Avelar Portocarreiro (1670-1742), fidalgo da Casa Real, moço do guarda-roupa de D. João V e secretário dos filhamentos da Casa Real.
Acquisition information
Desconhece-se a forma de entrada da maior parte da documentação.

Os últimos volumes (94, 95 e 106) foram comprados em leilão entre 1979 e 1992.
Scope and content
Esta colecção é constituída por genealogias da família real e, em grande parte, de famílias nobres portuguesas, por vezes compiladas por critérios geográficos ou locais, numa forma de exposição narrativa quer de descendências como de ascendências, algumas árvores de costados, incluindo também algumas descrições heráldicas das armas das famílias. São originais, cópias ou traduções elaborados, entre outros, por Bernardo Pimenta Avelar Portocarreiro, D. Francisco de Meneses, Damião de Góis, João Alvares Abade de Esmeriz, Padre Marcelino Pereira, António Manuel Pereira Fajardo, o conde D. Pedro, D. António Caetano de Sousa, Padre Baltasar Teles, D. António de Lima Pereira, Gaspar Francisco Magalhães Barreto, Francisco Coelho Mendes, D. Lourenço Huet de Sotomaior e Pinto, António Correia da Silva, José Fortunato Barreto de Pina Botelho, Manuel de Faria e Sousa, Jorge da Cunha e Sousa, Conde de Vila Nova, Nicolau de Brito Botelho, António Peixoto de Queirós e Vasconcelos, José Freire Monterroio Mascarenhas, Leonel de Abreu de Vasconcelos de Sotomaior, e Manuel de Meireles e Sousa.

Encontra-se ainda um livro da matrícula dos filhamentos da Casa Real, provavelmente proveniente do Cartório da Mordomia-mor da Casa Real, e uma compilação de correspondência de Manuel José Costa Felgueiras Gaio para João de Vasconcelos Barreto Ferraz.
Arrangement
A cotação da documentação, que se apresenta com uma estrutura singular 21 D 29, 21 E a 21 F 46, não abrange a totalidade dos volumes (apenas 79), pelo que estes apresentam também uma numeração de 1 a 95, e de 106 a 114. Este lapso na numeração deve-se ao facto de terem sido indevidamente integradas nesta colecção as genealogias elaboradas por Silva Canedo, as quais, recentemente, e respeitando o princípio da proveniência, foram reintegradas no arquivo original.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo serviço de reprografia, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Genealogias Manuscritas". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Colecções, Arquivos de Pessoas Singulares, de Famílias, de Empresas, de Associações, de Comissões e de Congressos. Coord. Maria do Carmo Jasmins Dias Farinha [et al.]; elab. Joana Braga; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 2005. vol. VI. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-69-2. p. 15-17. Acessível na Torre do Tombo, ID L602/6.

Catálogo:

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - Genealogias Manuscritas: catálogo. Lisboa: ANTT, 2016. Acessível na Torre do Tombo, Instrumentos de descrição, L 733.

PORTUGAL, Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Genealogias. Acessível na Torre do Tombo, ID C 264.

FERREIRA, Carlos Alberto - Índice abreviado das genealogias manuscritas do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Lisboa: Imprensa Moderna, 1937. Acessível na Torre do Tombo, ID L 484. Índice com os nomes das famílias. [Não abrange a totalidade dos volumes].
Alternative form available
Portugal, Torre do Tombo: Cópia de consulta em microfilme. Volumes parcialmente microfilmados.
Related material
Relação complementar: Portugal, Biblioteca Nacional, Portugal, Biblioteca da Ajuda, Portugal, Biblioteca Pública Municipal do Porto; Portugal, Torre do Tombo, Fernando de Castro e Silva Canedo (PT-TT-FCSC); Portugal, Torre do Tombo, Casa Real (PT-TT-CR); Portugal, Torre do Tombo, Série Nobiliários (PT-TT-CR/C/A/1); Portugal, Torre do Tombo, Livros de Linhagens (PT-TT-LH); Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria (PT-TT-MSLIV); Portugal, Torre do Tombo, Real Mesa Censória (PT-TT-RCM); Portugal, Torre do Tombo, Cartas de Armas (PT-TT-CA).
Publication notes
AMARAL, Augusto Ferreira do - Fontes da genealogia em Portugal. Raízes e memórias. Lisboa: Associação Portuguesa de Genealogia. 9 (1993), p. 55-106
Arquivos Nacionais/Torre do Tombo - Aquisições e restauros 1991-1992: guia da exposição. Lisboa: AN/TT, 1992.
PORTUGAL. Arquivos Nacionais/Torre do Tombo - Genealogia e heráldica: fontes documentais da Torre do Tombo: guia da exposição. Lisboa: AN/TT, 1996. ISBN 972-8107-26-9
SOUSA, António Caetano de - Memórias históricas e genealógicas dos grandes de Portugal. Lisboa: Arquivo Histórico de Portugal, 1933. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca CDU 929-52.
Temas de genealogia e de história da família. Coord. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa. Porto: Universidade Moderna. Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família. ISBN 972-98018-0-0. Exemplar existente na Torre do Tombo, Biblioteca CDU 929-52.
Creation date
09/03/2011 00:00:00
Last modification
15/12/2016 14:19:34