Livros de Linhagens

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/TT/LH
Title type
Formal
Descriptive dates
[1340-1739]
Dimension and support
7 liv.; perg. papel
Biography or history
Os livros de linhagens eram registos genealógicos escritos, em regra, para demonstrar o parentesco com antepassados ilustres, sobretudo os que datam dos séculos XIII e XIV. Simultaneamente, serviam para justificar direitos. A sua elaboração não obedecia a qualquer critério, variando entre a simples lista de nomes e indicação de parentescos (Livro Velho) e os que incluem textos literários, lendas ou factos históricos, de redacção anterior, introduzidos pelos compiladores.

Contudo, há também quem considere que estes livros poderiam ter outras funções que não só as da esfera estritamente familiar, respondendo a diversos fins utilitários. Servir para fomentar conhecimentos e amizades de modo a suscitar aproximação e união de famílias cristãs como forma de fortalecer o cristianismo; evitar nefastas consequências sociais da não observância do preceito canónico que impedia o casamento entre parentes até ao sétimo grau, antecipando, como meio de prova, os registos paroquiais obrigatórios desde o Concílio de Trento; provar legitimidade relativamente a certos direitos como os de padroado (para fundadores de mosteiros e seus descendentes legítimos poderem receber bens de natureza diversa do instituto religioso) e de avoenga (preferência na venda de bens hereditários do património familiar).
Custodial history
A história custodial desta colecção é idêntica à do conjunto de fundos conhecidos por "Arquivo da Casa da Coroa". Por ser uma das colecções mais antigas, a sua história acaba por se confundir com a do Real Arquivo.

Em carta datada de 2 de Março de 1526, Tomé Lopes, guarda-mor da Torre do Tombo, dando conta a D. João III da documentação que se encontrava no Arquivo Real, faz referência a livros de linhagens, embora sem os especificar e sem os discriminar no inventário que entregou a Fernão de Pina, seu sucessor no cargo.

Alguns anos após a transferência do Real Arquivo para o Mosteiro de São Bento da Saúde, na sequência do terramoto de 1755, João Pereira Ramos de Azeredo Coutinho mandou elaborar um inventário do Real Arquivo para facilitar as pesquisas, por um lado, para tomar conhecimento dos seus fundos, por outro. Este inventário foi dividido em seis partes distintas, abarcando todas as colecções e fundos que integravam o Arquivo da Casa da Coroa, incluindo os Livros de Linhagens que constituem esta colecção, à época, intitulados de Genealogias e descritos na 5.ª parte do referido Inventário, também designada de "Diversas Matérias".

Com o advento do Liberalismo, e a consequente transformação do Arquivo Real em Nacional, esta documentação passou a fazer parte do património arquivístico do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Em virtude do interesse histórico e artístico destes livros, a colecção foi guardada na Casa Forte e aí numerada, antes da organização dada por João Martins da Siva Marques à restante documentação que viria a constituir, já em meados do século XX, o Núcleo Antigo.

Em 1990, no âmbito da reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo a Colecção dos Livros de Linhagens foi transferida para as actuais instalações.

Em 2010, no âmbito do tratamento arquivístico da documentação guardada na Casa Forte, foram associados a esta coleção três livros, os n.ºs 167, 168 e 179.
Scope and content
Integra os seguintes livros: "Nobreza de Portugal e linhagens dos reinos de Portugal e Castela"; "Nobiliário de Espanha", pelo Conde D. Pedro; "Livro de linhagens de Portugal", por Damião de Góis; "Nobiliário genealógico e histórico intitulado Thesouro da Nobreza de Portugal", por Francisco Coelho, entre outros.
Arrangement
Ordenação numérica.
Access restrictions
Comunicável sem restrições legais.

Documentação sujeita a autorização para consulta e a horário restrito.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução de documentos, analisado, caso a caso, pelo Núcleo de Transferência de Suportes, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do IAN/TT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.public
Other finding aid
Guias e Roteiros:

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo. Direcção de Serviços de Arquivística - "Livros de Linhagens". in Guia Geral dos Fundos da Torre do Tombo: Instituições do Antigo Regime, Administração Central (1). Coord. José Mattoso [et al.]; elab. Maria do Carmo Dias Farinha; fot. José António Silva. Lisboa: IAN/TT, 1998. vol. 1. (Instrumentos de Descrição Documental). ISBN 972-8107-42-0..p. 94-95. Acessível no IAN/TT, IDD (L.602).

Inventários:

COUTINHO, João Pereira de Azeredo - Núcleo Antigo: inventário. [Manuscrito]. 1776. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 299A).

PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - Inventário da documentação guardada na Casa Forte. [Dactilografado]. 1994. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal. (L. 573).
Alternative form available
Cópia microfilmada. Portugal, Torre do Tombo - cópia paleográfica dos livros nº 148 e 157, respectivamente, "Nobreza de Portugal e linhagens dos reinos de Portugal e Castela" pelo Conde D. Pedro e "Livro de linhagens de Portugal" por Damião de Góis.
Related material
Relação genérica:

Portugal, Torre do Tombo, Fernando de Castro e Silva Canedo (PT-TT-FCSC);

Portugal, Torre do Tombo, Genealogias Manuscritas (PT-TT-GMS);

Portugal, Torre do Tombo, Manuscritos da Livraria (PT-TT-MSLIV);

Portugal, Torre do Tombo, Real Mesa Censória (PT-TT-RMC).

Outras entidades detentoras de fontes relacionáveis:

Portugal, Biblioteca da Ajuda;

Portugal, Biblioteca Nacional;

Portugal, Biblioteca Pública Municipal do Porto.
Publication notes
PORTUGAL. Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo - TT Online [em linha]. Lisboa: IAN/TT, 2005- .[consult. 13 de Nov. 2006]. Actualização diária. Tesouros da Torre do Tombo. Disponível em http://ttonline.iantt.pt/tesouros.htm . Imagens digitais de documentos da Colecção Livros de Linhagens.
Livro de Linhagens do Conde D. Pedro. Lisboa: Academia das Ciências, 1980.
PORTUGALIAE MONUMENTA HISTORICA: Scriptores. Org. por Alexandre Herculano. Olisipone: Academiae Scientiarum Olisiponensis, 1856. vol. I. p.141.
PORTUGALIAE MONUMENTA HISTORICA. Lisboa: Academia das Ciências, 1980. (Nova Série).
LAPA, Manuel Rodrigues - "Livros de Linhagens". In Lições de Literatura Portuguesa: Época Medieval. Coimbra: [s.n.], 1981. p. 301-306.
MATTOSO, José - Narrativas dos Livros de Linhagens. Seleção, introdução e comentários por José Mattoso. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 1983.
Creation date
26/06/2009 00:00:00
Last modification
20/06/2013 14:08:10