Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Assunção de Semide de Coimbra

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00025
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1934 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 3 fotografias (1133 f.); papel
Extents
3 Folhas
Scope and content
O Convento da Ordem de São Bento, estava situado na freguesia de Semide, concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra. Foi extinto em 21 de Agosto de 1896, por morte da última religiosa.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, de alfaias, paramentos e objectos preciosos de culto e profanos, prazos, foros, autos de avaliação de propriedades.

Inclui o termo de entrega de objectos e imagens artísticas, o jornal "A Comarca de Arganil", de 1930.

Contempla folhas de remuneração do sacristão da Capela do Senhor da Serra, o termo de avaliação e confrontação da Capela do Senhor da Serra, casas anexas e hospedarias.

Integra folhas da importância produzida pela venda das ofertas a São Bento do Convento de Semide.

Contém termo de arrematação, relação de objectos de uso doméstico vendidos.

Contempla o termo de entrega dos livros (do padre João Eusebio Nieremberg, da Companhia de Jesus, "Diferença entre o Temporal e o Eterno", "Teresa de Jezus", "Los Libros", entre outros,

maços com músicas a vozes e órgão, ladainhas, responsos, cantochão, pergaminho da Regra de São Bento, entre outros) efectuado pelo Inspector da Liquidação dos Bens Monásticos, João Brée, ao Inspector Geral Interino das Bibliotecas e Arquivos Públicos, em 28 de Agosto de 1896.

Contém o ofício de João Brée, com três fotografias a preto e branco, coladas nas folhas, que reproduzem a frente, um dos lados, e a parte de trás, do edifício do Convento de Semide, datado de Lisboa, de 23 de Outubro de 1876.

Contempla a relação dos objectos transportados para o Museu de Belas Artes de Lisboa, informações da lavra das pupilas, seculares, criadas, com a data de entrada no referido convento, datadas de 1896, entre outros.

Compreende os livros do registo da Relação de objectos de uso do culto do extinto Convento, com o n.º 4 da Direcção Geral da Fazenda Pública, e n.º 1 dos Próprios Nacionais, e o livro da Primeira Parte do Inventário Geral dos bens do suprimido Convento Nossa Senhora da Assunção de Semide, a que se procedeu por óbito da última religiosa em 1896, vol. 1 (148 p.).

Por Decreto de 5 de Agosto de 1905, foram estabelecidas nas hospedarias escolas primárias.

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Coimbra, Condeixa, de Miranda do Corvo.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Assunção de Semide de Coimbra, cx.1894 e 1895
Original numbering
IV/I/65 (1) a IV/I/65 (58) - caixa 34 e 34-A
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
11/07/2016 13:38:21