Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento do Santíssimo Rei Salvador de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00071
Title type
Atribuído
Date range
1826 Date is certain to 1935 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (858 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Domingos, era também conhecido pelas invocações de Santo Rei Salvador, e por São Salvador, estava situado na Rua das Escolas Gerais de Lisboa.

Foi fundado por D. João Estêves de Azambuja, arcebispo cardeal de Lisboa, que por Alvará régio de 1 de Julho de 1391, lhe foi concedido e aos seus descendentes o padroado do Mosteiro.

Por Breve pontifício de 27 de Fevereiro desse ano, o fundador obteve licença para a erecção do mosteiro, da Regra de São Domingos, que compreendeu no morgado e capela constituindo todos os seus bens, e ordenação dele.

O fundador ainda anexou à regalia de padroeiro, a de administrador e sucessor do Mosteiro. No caso de faltarem religiosas, ficava o padroado da Igreja para o fundador e seus sucessores.

Foi extinto em 19 de Abril de 1884, por morte da última religiosa.

Por despacho do conselheiro D. João de Portugal da Silveira, juiz de direito da 1.ª vara, mandou-se proceder à diligência no sentido de se apurar a legitimidade de herdeiro do fundador, o conde dos Arcos.

Em 11 de Dezembro de 1858, o conde foi investido na posse do dito Mosteiro e da sua igreja, cerca e mais pertenças, na qualidade de administrador e sucessor.

Contudo, depois da sua posse as irmãs dominicanas regressaram ao Convento, e ali permaneceram até 1910, ano em que foi incorporado junto com a igreja, nos bens da Fazenda Nacional.

Integra o auto de posse do Convento e anexos, pela Fazenda Nacional, em 28 de Abril de 1884, no qual participaram o Dr. João Carlos Pessoa de Amorim, administrador do Bairro Oriental de Lisboa, José Maria Alves Lopes, escriturário do escrivão da Fazenda, e mais testemunhas.

Inclui o inventário de propriedades rústicas e urbana, autos de avaliação de foros (do Bairro de Alfama, de Lisboa, entre outros concelhos), mapas do pessoal do Convento, dívidas activas e passivas (1856).

Contém o inventário do arrolamento do cartório do extinto Convento, elaborado por José Maria Quirino Pacheco de Sousa, em 2 de Setembro de 1892.

O cartório era composto por livros de foros, tombos, sentenças, escrituras de dotes, cantochão, lembranças da sacristia, de depesa da Irmandade do Santíssimo Rosário do Salvador, de certidão de missas, das Escravas do Santíssimo Sacramento, prazos, entre outros.

A portaria do Convento foi aberta por D. Maria José Barros de Castro, administradora dos bens do Convento que pertencia à Associação Protectora das Meninas Pobres sedeada no Colégio de São José, estabelecido em São Domingos de Benfica, concelho de Belém.

Por Decreto de 2 de Outubro de 1882, foi expropriada parte do terreno do extinto Convento (considerado de utilidade pública) para o alargamento da Rua das Escolas Gerais.

Por Carta de Lei de 26 de Maio de 1884, foi concedida a posse definitiva do Convento e igreja, à Associação Protectora de Meninas Pobres e Associação Protectora de Escolas Asilos para Rapazes Pobres, e ainda uma área pertencente ao edifício à Câmara Municipal de Lisboa.

Durante a tomada de posse estiveram presentes D. Maria, condessa de Rio Maior e presidente da Associação Protectora das Escolas Asilos Para Rapazes Pobres, e D. Teresa de Saldanha Oliveira e Sousa, presidente da Associação feminina mencionada.

Inclui o inventário do cartório feito por José Maria Quirino Pacheco de Sousa (1893), a relação dos objectos existentes no extinto Convento, nas repartições que eram para o semi-internato Patronato da Infância, Centro Escolar Alexandre Braga e Academia de Instrução Popular, bem como listas de foros arrematados (impressas), inventários de avaliação de prazos feito por Carlos Alberto da Silva Veloso (1897).

Integra documentação da comissão executiva do congresso das Associações de Socorros Mútuos de Lisboa, a solicitar os edifícios dos recolhimentos do Salvador, das Salésias, do Sacramento de Alcântara, e das Trinas (1910).

Reune documentação diversa (contrato de arrendamento feito entre a comissão jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas, instalada no Ministério da Justiça e representada pelo Dr. Carlos Lopes de Quadros e por Artur Tavares de Melo, e o Centro Dr. Magalhães Lima): do Centro Escolar Republicano Alexandre Braga, e Academia de Instrução Popular, da Direcção do Patronato da Infância, e de um posto sanitário.

Inclui outro conjunto de documentação relativo à pretensão de D. Mariana Giraldes Barba de Noronha e Meneses, e sua irmã, como legítimas sucessoras do fundador, solicitando os direitos e regalias de padroeiro.

Contém ainda informação sobre o destino dado ao edifício do extinto Convento, móveis alfaias, e foros, 1913.

Compreende a brochura do Patronato da Infância - Associação de Protecção à Infância -, declarada instituição de utilidade pública, por Decreto de 15 de Março de 1932 -, o "Relatório de Contas da Gerência de 1933/1934 " cujo presidente era Raul Emídio de Carvalho, o secretário, Augusto de Lacerda e Melo, e o tesoureiro, Francisco Afonso Magalhães, bem como o parecer da Comissão Revisora de Contas (presidente, Bruno Ferreira da Rocha).

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Lisboa, Santarém, Chamusca, Loures, Sintra, Olivais, Cascais, Barreiro, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento do Santíssimo Rei Salvador de Lisboa, cx. 1971 a 1972
Original numbering
IV/A/4 (1) a IV/A/4 (65) - caixa 92 e 92 A
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:24