Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Visitação de Santa Maria de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00072
Title type
Atribuído
Date range
1856 Date is certain to 1899 Date is certain
Dimension and support
1 proc., 1 planta (452 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem de São Francisco de Sales, também era conhecido por Convento das Salésias, estava situado na Rua das Freiras Salésias, à Junqueira, freguesia de Santa Maria de Belém, 4.º Bairro de Lisboa. Foi extinto em 23 de Junho de 1897, por morte da última religiosa. A Fazenda Nacional tomou posse do extinto Convento e anexos, em 3 de Julho de 1897. Participaram no referido acto o bacharel Francisco de Paula Mendonça Pessanha, administrador do 4.º Bairro, Jerónimo Pedro Maia, oficial de diligências, António da Costa Soares, escrivão da Fazenda do Bairro, o bacharel Henrique Joaquim de Abranches (aposentado), testemunha, Paulo de Azevedo Chaves (1.º contador do Tribunal de Contas) e D. Joana Augusta Jorge, presidente do conselho director da Associação de Beneficência de São Francisco de Sales, estabelecida no Convento, à qual foi concedida por Carta de Lei de 13 de Julho de 1889, o edifício, igreja e cerca.

Contém inventários de bens imóveis (prédios rústicos e urbanos) e dos bens móveis, descrição e avaliação do edifício do Convento e anexos, dos prazos, foros, minutas (de seculares, pessoal, despesa), de alfaias, objectos de culto, profanos, preciosos, bem como dos livros "Oeuvres de Lacordaire, Vie et Vertus Chrétiennes", "Exercícios Espirituais" de Santo Inácio de Loiola, "Le Berceau de Jesus Enfant", "Études sur le Christianism"e par A. Nicolas, "Dialogues de Sainte Catherine de Sienne", "Le Curs d' Ars", "Catecismo da doutrina cristã"," La Vierge Marie d' après l' Evangile"," Imitation de Jesus Christ" meditée par l' abbé Herbert, "Colecção de sermões inéditos" de F. R. da Silveira, entre outros.

Contempla a planta do edifício e anexos, e autos de avaliação de prédios rústicos.

Integra o processo instaurado ao Convento da Visitação (cuja superiora era soror Carlota Joaquina Viale) para a avaliação dos foros, pelo administrador substituto da Administração do concelho de Arruda, Jerónimo de Lima Pais de Sande e Castro, e o escrivão da Fazenda José Carlos Palyart de Clamouse (1864).

Inclui o termo de entrega dos quadros ao Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia de Lisboa, bem como dos livros a Tomás Lino da Assunção, Inspector da Biblioteca Nacional de Lisboa, em 14 de Outubro de 1897.

Abrange documentação relativa ao 1.º visconde de Idanha, seu filho menor Raul Rego Correia Freire Manuel Torres de Aboim, e mais herdeiros de José Maria da Silva Rego Júnior (1899).

A documentação menciona bens situados nos concelhos de Lisboa, Belém, Arruda, Sintra, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Visitação de Santa Maria de Lisboa, cx. 1973
Original numbering
IV/A/5 (1) a IV/A/5 (18) - caixa 93
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:24