Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de São Félix de Chelas de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00084
Title type
Atribuído
Date range
1827 Date is certain to 1919 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (1401 f.); papel
Scope and content
O Convento pertencia à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, também era designado por Mosteiro de Chelas, ou com a invocação de Santo Agostinho de Chelas, estava situado na freguesia de São Bartolomeu do Beato, concelho dos Olivais, 1.º Bairro de Lisboa, distrito de Lisboa. Foi extinto em 13 Junho de 1878, por morte da última religiosa, D. Maria Augusta de São José.

Contém mapas de despesa, pessoal do Convento, dívidas activas e passivas, bens e rendimentos (1856), títulos de crédito Público, nomeações de louvados de foros de freguesias do concelho dos Olivais, requerimentos de vários enfiteutas: D. Maria Arrábida Salema Garção La Cueva, e seu marido Mateus Luiz Tomáz de La Cueva, de D. Maria do Carmo Baena Falcão Wanzeller Henriques de Noronha, entre outros.

O cartório era constituído por livros manuscritos de cópias de escrituras, de notas, tombo, cobrança de foros e rendas, receita e despesa, entre outros.

Compreende os cadernos:

- de escrituras do Real Mosteiro de Chelas, tabelião público de notas em Lisboa, Joaquim José de Brito (1772-1778, 129 f.);

- Inventário do Convento dos bens imóveis e anexos, dos bens móveis, foros, alfaias e mais objectos preciosos, livros impressos e manuscritos, e dinheiro, elaborado por Francisco João Brady, escrivão da Fazenda dos Olivais, na presença do desembargador prior Silvério Antão Barata Salgueiro, juiz do inventário, e da madre escrivã, D. Maria Augusta de São José. (1858-1859);

- Inventário dos domínios directos (foros, censos e pensões) pertencentes ao suprimido Convento, elaborado pelo escrivão da Fazenda dos Olivais, Manuel José Nunes dos Reis, e pelo Dr. António Augusto Vilaça, administrador do concelho dos Olivais (1878, 94 f.);

- Inventário dos Objectos de Culto do Suprimido Convento, elaborado pelo escrivão da Fazenda dos Olivais, Manuel José Nunes dos Reis (1878, 86 f.).

Os objectos preciosos, paramentos, alfaias, imagens e objectos profanos foram inventariados na presença do Dr. António Augusto Vilaça, administrador, o padre Francisco Gomes de Queirós, e o escrivão, bem como pelas pupilas Carolina Isabel Trancoso, Emília Augusta Trancoso, entre outras, ficando o padre Francisco Gomes de Queirós como depositário dos bens (27 de Julho de 1878).

Inclui o "Diário da Câmara dos Dignos Pares do Reino", n.º 66, sessão de 9 de Maio de 1879, presidência do duque de Ávila e de Bolama (4 fl., imp.).

Por Decreto de 30 de Setembro de 1880, o edifício do Convento foi cedido ao Colégio das Missões Ultramarinas.

Em 1882, D. José Maria, bispo de Bragança e Miranda, era superior dos colégios das missões ultramarinas portuguesas, em Sernache do Bom Jardim, e do colégio filial no extinto Convento de Chelas.

Contém ainda ofícios e requerimentos da arrematação de foros de propriedades (rústicas e urbanas) foreiras ao Convento, nomeadamente da quinta do Paraíso, situada nos limites da freguesia de Nossa Senhora da Salvação (enfiteuta: Jerónimo de Lima Paes Sande e Castro), da quinta da Fonte do Louro (enfiteuta: João Baptista Villia), situada na estrada de Sacavém, bem como autos de avaliação de foros e de prazos, entre outros.

A documentação menciona bens nos concelhos de Lisboa, Sintra, Olivais, Oeiras, Belém, Sintra, Mafra, Cascais, Óbidos, Belas, Vila Franca, Alenquer, Torres Vedras, Santarém, Chamusca, Aldeia Galega da Merciana, Arruda, Coruche, Alcochete, Aldeia Galega de Ribatejo, Barreiro, Seixal, Almada, Sesimbra, Setúbal, Santiago do Cacém, Palmela.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de São Félix de Chelas de Lisboa, cx. 1996 e 1997; 1998 e 1999
Original numbering
IV/A/38 (1) a IV/A/38 (66) - caixa 109, 109-A; IV/A/40 (1) a IV/A/40 (50) - caixa 110, 110-A
Language of the material
Português
Notes
Nota ao elemento de informação "Cota original":

As caixas 110 e 110-A, fazem parte da documentação do Convento de São Félix de Chelas de Lisboa - vulgarmente conhecido por Mosteiro de Chelas - mas com a invocação da Ordem à qual pertenciam as religiosas, de Santo Agostinho de Chelas, inscrita na lombada das unidades de instalação 1988 e 1999 (com 7 capilhas).





Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
12/07/2016 10:19:33