Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Graça de Abrantes de Santarém

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/002/00099
Title type
Formal
Date range
1856 Date is certain to 1931 Date is certain
Dimension and support
1 proc.; papel
Scope and content
O Convento foi extinto em 4 de Novembro de 1891, por morte da última religiosa a prioresa D. Maria Angélica Godinho.

A religiosa tinha os seus aposentos especiais, nos quais guardava bens individuais e de seu uso exclusivo, alguns dos quais trouxera de casa de seus pais - móveis, louças, roupas, garrafas de vinho do Porto, licores e aguardente, moedas em ouro e prata, entre outros (1892).

Contém os inventários das alfaias, vasos sagrados e mais objectos de culto, dos bens móveis, objectos de uso profano, do suprimido Convento, estiveram presentes Francisco Manuel da Silva Bastos, da Repartição da Fazenda do distrito de Santarém, e Alfredo César da Costa Barbosa, da mesma repartição em comissão de escrivão da Fazenda, a fim de elaborarem os inventários, o Dr. Manuel Martins, arcipreste e representante do arcebispo, bispo de Portalegre, e o presbítero José Joaquim da Mota Ferreira, ex-capelão do Convento, em 16 de Fevereiro de 1892.

Inclui o inventário dos títulos e mais livros, e documentos (provisões, títulos dos lugares da

rainha, e de legados perpétuos, livros de dote e partilhas, do Foral Novo, de arrematações, entre outros), bem como do Convento da Ordem de São Domingos, da vila de Abrantes, elaborado pelo escrivão da Fazenda e Joaquim Nunes de Carvalho (1857), participaram a prioresa soror D. Maria Auta do Coração de Jesus da Fonseca Veloso, e o arcipreste João Freire de Oliveira e Matos.

Reúne autos para avaliação de foros impostos no Casal de Alcoral no Campo do Tramagal, descrição dos enfiteutas - visconde de Abrançalha, do Tramagal, entre outros, e confrontações dos prédios rústicos (1891), relação da receita e despesa do Convento (1856), listas de foros impostos em propriedades para arrematação (impressas), autos de avaliação de domínios directos.

Compreende o auto de posse do edifício do extinto Convento, incluindo os terrenos e mais pertenças, concedidos à Câmara Municipal de Abrantes, por Lei de 19 de Abril de 1892.

Integra relações do inventário dos livros da biblioteca (em português, latim, espanhol), de crónicas de ordens, orações, missais, e manuscritos: carta da rainha D. Catarina, de 16 de Novembro de 1541, dirigida à abadessa, e uma relação com recibo autêntico pela entrega da prata do Convento, por ordem do general Junot, bem como capitais mutuados, termo de entrega de bens móveis do extinto Convento à Santa Casa da Misericórdia da vila de Abrantes, em 24 de Outubro de 1892.

Reúne documentos relativos às jóias e outros objectos escolhidos pela Acadenia Real de Belas Artes de Lisboa, 1892.

A documentação menciona bens nos concelhos de Abrantes, Avis, Alpiarça, Fronteira, Sousel, entre outros.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Graça de Abrantes de Santarém, cx. 2040
Original numbering
IV/A/41 (1) a IV/A/41 (60) - caixa 142
Language of the material
Português
Notes
Em 2008, a descrição foi elaborada por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo) a partir da consulta do documento.
Creation date
19/03/2009 00:00:00
Last modification
10/11/2021 10:02:10