Available services

Autos cíveis de petição para despacho em que é requerente D. Afonso de Vasconcelos e Meneses

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/F/1922
Title type
Formal
Date range
1620-05-31 Date is certain to 1620-05-31 Date is certain
Dimension and support
2 f.; papel
Extents
2 Folhas
Custodial history
Estava junto do documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 19, n.º 20; número atribuído ao documento: 683. Este número no Índice da documentação, referido no documento: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TT-VNC/A/204), pertence ao mç. 22. No inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TT-VNC/A/1), o mç. 22 corresponde aos "prazos da Fanga da Fé, Enxara dos Cavaleiros e Enxara do Bispo".
Scope and content
Pretende fazer benfeitorias em um prazo que possui na vila de Enxara [dos Cavaleiros], foreiro ao hospital de Todos os Santos, o qual está danificado e andam algumas propriedades alheadas dele. Pede que lhe seja passado um despacho por escrito e registado no livro da mesa da fazenda do hospital para poder demandar as pessoas que trazem as ditas propriedades. Tem o despacho assinado por João Salema, escrivão da mesa, que diz: "Nossos irmãos os oficiais da Fazenda verão esta petição e informem com ela na Quinta-feira na mesa em ela a 31de Maio de 1620". Tem, também uma informação que diz: "Desta petição não sabemos mais que ter-se mandado fazer instória por nosso irmão João Salema como constara dos papeis que aqui se não apresentam. Em mesa da Fazenda hoje 4 de Junho de 1620.[Frei] Gil Eanes da Costa".
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 19, n.º 22
Previous location
Cx. 27, n.º 11
Related material
Relação complementar: documento mencionado no elemento de informação "História custodial e arquivística": (PT-TT-VNC/A/1), mç. 22, n.º 2.
Creation date
10/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.