Available services

Instrumento de reconhecimento do Casal do Rosário, termo de Mafra, feito por frei José de Nossa Senhora da Esperança, procurador geral do convento de Santa Joana e o beneficiado José de Matos da Silva, procurador do Visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Tomás de Lima de Vasconcelos Teles da Silva, a António João, lavrador

Description level
File File
Reference code
PT/TT/VNC/F/3926
Title type
Formal
Date range
1671-08-30 Date is certain to 1671-08-30 Date is certain
Dimension and support
14 f.; papel
Extents
14 Folhas
Custodial history
Estava na capilha do documento com a cota: Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 39, n.º 27.
Scope and content
O prazo é foreiro ao convento de Santa Joana que está unido aos conventos da Rosa, da Esperança e do Salvador e à casa do Visconde de Vila Nova de Cerveira, do conselho real e vedor da casa da rainha. Frei José de Nossa Senhora da Esperança é religioso da Ordem de São Domingos, e mora no convento de São Domingos de Lisboa.
Physical location
Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 39, n.º 26
Related material
Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, inventário intitulado: "Livro Geral do cartório de D. Tomás José Xavier de Lima, 2º Marquês de Ponte de Lima, no qual se contém todos os títulos e padrões, morgados, senhorios, propriedades, quintas, fazendas, foros, casais e mais rendas, privilégios, bulas apostólicas, testamentos e outros bens que pertencem à dita casa. Tudo extraído dos originais, títulos e mais documentos que no dito cartório se acham mando [sic] por ordem do dito senhor em Julho de 1819" (PT-TTVNC/A/1), mç. 11, n.º 43; Relação complementar: Portugal, Torre do Tombo, Viscondes de Vila Nova de Cerveira, cx. 2, n.º 4 (PT-TTVNC/A/204): f. 10, n.º 516: "Casal do Rosário, termo de Mafra. Deve averiguar-se se pertence parte deste casal ao morgado de Soalhães e declarar-se em uma escritura de emprazamento neste número inclusa que do casal do Resario se paga do que ele rende ao excelentíssimo senhor visconde de 5 partes 3 e às freiras da Rosa de Lisboa se paga de 5 partes 2 e deve-se fazer nova escritura e obrigar o caseiro a que a faça e esta se lhe deu baixa com obrigação de fazer escritura o que não fez e as freiras da Rosa não quiseram baixar-lhe o foro enquanto não fizesse escritura".
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas": escritura feita em Lisboa, na rua da Fontainha de Santa Barbara, freguesia dos Anjos.
Creation date
07/11/2008 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:45:19
Record not reviewed.