Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Correspondência expedida para o Brasil

Description level
File File
Reference code
PT/TT/TSO-IL/008/0061.00013
Title type
Formal
Date range
1732 Date is certain to 1743 Date is certain
Dimension and support
24 f. (12 f. em branco); papel
Custodial history
Em 2009, este documento foi numerado sequencialmente, mantendo a exacta ordem encontrada, de modo a possibilitar o mínimo de controlo físico.

Existem vestígios dos bifólios terem estado cosidos.
Scope and content
Contém cartas do cardeal da Cunha, e de deputados, remetidas de Lisboa para Manuel Freire Batalha, comissário do Santo Ofício e visitador, residente em Minas, no Brasil.

Refere-se o estabelecimento do Cofre do Fisco no Brasil, em 1734, bem como os procedimentos a ter com as chaves. Menciona-se também, a subida do preço dos alimentos, e a revelação do nome da pessoa para ocupar o cargo de juiz do Fisco nas Minas.

Informa-se sobre o envio de mandados de prisões de cristãos-novos a familiares do Santo Ofício, no Brasil, com a advertência de que os cristãos-novos em terras distantes costumavam mudar de nome, mas que não enviassem presos inocentes - ao contrário do que faziam os bispos no Ultramar -, remetessem os sumários das culpas dos réus à Mesa do Santo Ofício, de Lisboa, aguardando ordem, e se houvesse culpas, só então se efectuasse a prisão, transportando-os para a Inquisição de Lisboa, entre outras instruções.

Algumas destas cartas foram registadas em livro competente.
Physical location
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, mç. 61, n.º 13
Previous location
Documentos por identificar 2125
Language of the material
Português
Creation date
04/06/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32