Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Maço 71

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/TT/TSO-IL/0071
Title type
Formal
Descriptive dates
[15--] - 1914
Dimension and support
44 doc. (429 f.); papel
Custodial history
A documentação apresenta-se separada em capilhas individualizando documentos simples, documentos compostos e macetes de documentos, de acordo com um procedimento desenvolvido ao longo do tempo.

Em 2009, a documentação foi acondicionada em capilhas, numeradas, sequencialmente, bem como a respectiva documentação, apenas para controlo físico dentro da unidade de instalação, em virtude do estado de desorganização em que se encontrava.

Os autos cíveis (doc. 35) além da numeração original dos fólios, contêm outra numeração a lápis, começando no fólio 125 até o fólio 213.

O doc. 36 contém, além da numeração original, outra atribuída a lápis desde o fólio 92 ao 124.

Este trabalho foi desenvolvido por Maria Filomena de Sequeira Carvalho (Torre do Tombo).
Scope and content
Contém denúncias, minutas de certidões, requerimentos, provisão de nomeação de comissário do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa a exercer o cargo em Salvaterra de Magos, declaração do cónego da Colegiada de São Martinho de Cedofeita, Porto, genealogias enviadas pela Inquisição espanhola, procurações, diligências (Portugal e Brasil), listas de requerentes para familiares, listas de cartas passadas a familiares do Santo Ofício, correspondência, inquirições de testemunhas, lista de provisões passadas aos oficiais do Fisco, lista de presos com sequestro de bens, lista de habilitandos vista pelo promotor, comissão passada para diligências a Maçons da Ilha da Madeira, relatório sobre o relaxado Francisco de Sá e Mesquita, Alvará régio sobre os manifestos do ouro que vêm nas frotas do Brasil e onde devem ser entregues aludindo ao Decreto de 21 de Novembro de 1757, visitas às naus estrangeiras na barra de Caminha, abecedário de toda a gente que há-de ser lançada, jornais: Suplementos aos n.º 73-74, 99, do "Diário da Regência" (1821) "Gazeta de Lisboa" (1809), "O Grátis", n.º 350, 354, Lisboa (1839), programa do Salão Central de Torres Vedras (1914), autos cíveis de Diogo Gonçalves, sapateiro contra Sebastião Francisco; autos do cónego Diogo Pereira com o Cabido e Mitra episcopal da cidade do Porto.

Inclui um livro de instruções militares, artilharia, tácticas de infantaria e cavalaria, fileiras do exército.

Integra a cópia da Proposta do agente (em Roma) de D. Teodósio II, duque de Bragança, ao papa Sixto V, a solicitar licença para o padre Jerónimo Soares, ser colado na Colegiada de Ourém, em virtude do seu pedido ter sido recusado pelo bispo de Leiria, devido à sua ascendência judaica, por parte de avó, e resposta favorável do Papa condenando a atitute do bispo, referindo que os portugueses destróem o mundo ao especular as gerações, ao contrário do que acontece em Itália, e diz: "Porventura sabeis vós se eu próprio descendo de judeus? Quem o sabe, e que vai nisso?"

Physical location
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, mç. 71
Previous location
Documentos por identificar (NT 2137)
Language of the material
Português e espanhol
Type of container
Outro
Creation date
25/08/2009 00:00:00
Last modification
29/04/2011 21:48:32