Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Bula "Eximiae devotionis affectus" do papa Adriano VI, pela qual, por falecimento do rei D. Manuel I, concedia a D. João III o mestrado e administração da Ordem de Cristo, com todas as suas jurisdições

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/7/12/21
Title type
Formal
Date range
1522-03-19 Date is certain to 1523-07-23 Date is certain
Descriptive dates
Roma
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
No verso foi registado um instrumento público e posse da governança e administração da Ordem de Cristo pelo rei D. João III, em Tomar, a 23 de Julho de 1523, tomada em virtude da presente Bula e por esse motivo ali registado, a seu pedido por intermédio do Secretário, Frei António Carneiro, comendador de Paul. Feito e autenticado por Frei Francisco Freire, do Convento, Capelão do Rei e Notário da Ordem de Cristo. A tomada de posse realizou-se dentro da Igreja de São Tomás, do Convento da Ordem e Cavalaria do Mestrado de Nosso Senhor Jesus Cristo, na presença dos irmãos do Rei, o senhor Cardeal, os infantes D. Luís, D. Fernando e D. Henrique, o Doutor Frei Diogo do Rego, D. Prior do Convento, Frei Diogo de Meneses, Claveiro da Ordem que neste auto teve vezes de comendador, entre muitos outros, incluindo comendadores, ao todo cento e dezassete.

A Bula foi apresentada pelo Rei, publicada e lida em voz alta pelo Notário Apostólico. Depois da posse tomada pelas insígnias magistrais, a saber, bandeira e selo da Ordem, apresentadas ao Rei e por ele tocadas, logo o D. Prior, freires, comendadores e cavaleiros passaram diante do Rei e beijaram-lhe a mão. Foram testemunhas do acto D. António Escrivão da Puridade, D. Francisco Lobo, filho do Barão, João de Calataut, Porteiro Mor do Rei, Cavaleiro da Ordem de Santiago da Espada e outros. Do selo resta o trancelim de fios amarelos e encarnados.
Physical location
Gavetas, Gav. 7, mç. 12, n.º 21
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 10.
Related material
Outros exemplares:

Portugal, Torre do Tombo, Gavetas, gav. 7, mç. 14, n.º 3;

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 14, n.º 29.

Portugal, Torre do Tombo, Bulas, mç. 37, n.º 3.

Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 11, f. 206.
Creation date
20/10/2010 00:00:00
Last modification
16/08/2021 12:02:38