Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Rol das propriedades que tinham na cidade de Lisboa as Ordens do Hospital, Cristo, Santiago e Avis, e os mosteiros de Santa Cruz, Alcobaça, São Vicente de Fora, de Oya e «Balneo», e dos direitos, fintas e colheitas, que os mordomos, prefeitos e prelados de Lisboa, Sacavém, Torres Vedras e Sintra, haviam de dar ao rei, quando fosse presente

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/1/2/18
Title type
Atribuído
Descriptive dates
[c. 1220]
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
O sumário no verso, posterior, apresenta a data de 1440.

Segundo os autores do projecto Regnum regis este é um "Pergaminho original, não datado, cuja natureza e contexto de produção permanecem por esclarecer. Nele se arrolam um conjunto de bens, propriedades e igrejas detidos pela Coroa e por diversas instituições religiosas na cidade de Lisboa e no respectivo termo, englobando as vilas de Sintra e Torres Vedras. O estudo desenvolvido por Maria João Branco sobre este documento, no âmbito da Mesa Redonda promovida pelo Projecto Regnum Regis veio confirmar a sua produção em 1220 ou em data muito próxima desta, conforme já concluíra José Manuel Vargas a partir da análise das informações facultados pelo respectivo texto e das suas características diplomáticas. Contudo, diversos aspectos formais, desde a falta de quaisquer referências à sua relação com uma eventual inquirição, à ausência de testemunhas e de sistemas de validação jurídica do documento, levaram a autora a sugerir que estejamos perante uma eventual minuta, ou de notas para a elaboração de um documento que pudesse dar forma final aos resultados de uma inquirição. É, pois, possível que esta se ligue à realização de uma anterior inquirição, embora não corresponda a qualquer acta ou documento que visasse provar juridicamente os direitos e bens inquiridos."
Physical location
Gavetas, Gav. 1, mç. 2, n.º 18
Original numbering
Armário 12 da Casa da Coroa
Language of the material
Latim
Alternative form available
Cópia em fotografia. Portugal, Torre do Tombo, NAF/01131i, NAF/01132.
Related material
Relação sucessora:

Transcrito em Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 1, f. 51.
Publication notes
REGNUM REGIS: As inquirições de 1220 e a génese da memória documental do reino medieval português: Os testemunhos manuscritos das Inquirições Régias desenvolvidas durante o reinado de D. Afonso II. [projecto de investigação]. Coord. Amélia Aguiar Andrade, Bernardo Vasconcelos e Sousa, João Luís Fontes. Lisboa: Universidade Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Instituto de Estudos Medievais, 2004-2008. Disponível na WWW: .
RIBEIRO, João Pedro - Memórias para a história das inquirições dos primeiros reinados de Portugal. Colligidas pelos discipulos da aula diplomática no anno de 1814 para 1815 debaixo da direcção dos lentes... .Lisboa: na Impressão Regia, 1815. - 144, 138, [2] p. Autor João Pedro Ribeiro segundo Inocêncio. - O exemplar do ANTT tem ainda 24 p. de «Additamentos e retoques» e [3] p. de Erratas. Disponível na Torre do Tombo, Biblioteca SP 848. . 34, Aditamentos, p. 2-3.
Creation date
16/11/2010 00:00:00
Last modification
07/04/2021 13:41:54