Available services

Transunto autêntico da Bula "Pessimum genus" do papa Inocêncio VIII, expedida contra os receptores de cristãos-novos e contra os cristãos-novos, feito a pedido do Abade complutense, Alfonso del Rincon, provisor e vigário geral

Description level
File File
Reference code
PT/TT/GAV/2/1/32
Title type
Atribuído
Date range
1504-06-26 Date is certain to Date is certain
Descriptive dates
c. das 9 horas da manhã, Quarta-feira, Mosteiro de Medina del Campo
Dimension and support
1 doc. (4 f.); papel
Scope and content
A bula datada de Roma, de 3 de Abril de 1487, mandava a todos os reis e príncipes que prendessem os cristãos-novos e hereges saídos de Espanha e os entregassem aos inquisidores do mesmo reino para serem punidos. Do resumo do inventário tira-se: "[...] expedida contra os fautores, e receptores dos cristãos novos, e contra estes, pela qual admoesta e manda a todos os reis, príncipes, e senhores, assim seculares como eclesiásticos, que façam prender todos os cristãos novos, e hereges que tiverem saído dos reinos e domínios d[o] rei de Espanha, por fugirem da Inquisição, e os entreguem aos inquisidores do mesmo reino para serem punidos conforme seus erros."

Originais provenientes do Secreto da Inquisição Geral.

Refere o bacharel Diogo de Robles, Promotor fiscal.

Sinal de Cristoforus de Corduba, clérigo, notário apostólico.
Physical location
Gavetas, Gav. 2, mç. 1, n.º 32
Language of the material
Latim
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos de Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 102v-103.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 2, f. 101 v.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 297, p. 48.
Documento publicado em “As gavetas da Torre do Tombo: edição digital”. Vol. 1: (GAV. 1-2), entrada 180, p. 104 a 108.
Notes
Nota ao elemento de informação "Datas descritivas": "[...] hora tertie die mercury [...]".
Creation date
16/11/2010 00:00:00
Last modification
10/11/2022 12:26:22