Available services

Bula "Dignum arbitramur" do papa Leão X, de colação de vigairaria de Sampaio de Caria, que era da apresentação do conde de Marialva, pela qual fora dada a mesma vigairaria a Miguel Lucas, por óbito de Gonçalo Pereira

Description level
Item Item
Reference code
PT/TT/GAV/9/4/3
Title type
Atribuído
Date range
1514-03-09 Date is certain to Date is certain
Dimension and support
1 doc.; perg.
Scope and content
Do resumo se tira: "[...] pela qual proveu a vigairaria de São Paio de Caria que era da apresentação do Conde de Marialva, em Miguel Lucas, por óbito de Gonçalo Pereira, e mandou ao Chantre de Lamego o colasse e lhe desse a posse dela".
Physical location
Gavetas, Gav. 9, mç. 4, n.º 3
Language of the material
Latim
Physical characteristics and technical requirements
Perda parcial de suporte no lugar do selo.
Other finding aid
ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência da Torre do Tombo. Em actualização permanente.

MAIA, Manuel da - "Colleçam e inventario de todas as bullas, breves e trasumptos pontificios que se achão neste Real Archivo da Torre do Tombo athe o fim do anno de 1751". Manuscrito. 1751. Acessível na Torre do Tombo, Lisboa, Portugal, Instrumentos Descrição, Índice de Bulas e Breves L.5, f. 184v.
Related material
Relação sucessora:

Portugal, Torre do Tombo, Reforma das Gavetas, liv. 14, f. 178 v.
Publication notes
ABRANCHES, Joaquim dos Santos - Fontes do direito ecclesiastico portuguez: summa do bullário portuguez. Coimbra: F. França Amado, 1895. V. 1: Summa do bullario portuguez. Existente na Torre do Tombo, Biblioteca SV 796. Entrada n.º 500, p. 74.
Notes
O resumo publicado na obra descrita no elemento de descrição "Nota de publicação" é o seguinte: "Bula de Leão X 'Dignum arbitramur' pela qual proveu a vigairaria de Sampaio de Correia, que era da apresentação do Conde de Marialva, em Miguel Lucas, por óbito de Gonçalo Pereira, e mandou ao Chantre de Lamego que falasse e lhe desse a posse dela."

Sobre a Igreja de São Paio de Caria e a questão da posse do padroado havida entre D. Francisco Coutinho, Conde de Marialva, e a Mitra de Lamego veja-se o trabalho de MOREIRA, Luciano Augusto dos Santos – A evolução da rede paroquial entre o Côa e o Távora do século XI ao século XVI. Coimbra: Universidade de Coimbra; 2017. Dissertação de Mestrado. v. 1. [Em linha]. [Consult. 24 Fev. 2021]. Disponível em WWW:
Creation date
07/07/2011 12:07:56
Last modification
10/11/2022 17:19:25