Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de extinção do Convento de Nossa Senhora da Boa-Hora de Lisboa

Description level
File File
Reference code
PT/TT/MF-DGFP/E/001/00216
Title type
Atribuído
Date range
1833-09-20 Date is certain to 1834 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (210 f.); papel
Scope and content
Contém o inventário dos bens móveis e imóveis do Convento dos Ermitas Reformados de Santo Agostinho, na Rua Nova do Almada, Lisboa.

A 13 de Dezembro de 1833, Félix Joaquim da Silva Ribeiro, juiz comissário, frei José do Egito, José da Silva Mendes, escrivão, procederam à inventariação.

Inclui a descrição dos objetos de culto: Custódia, cálices, imagens de altares, Sacristia; pratas, paramentos, utensílios de metal e de madeira, sinos, livraria, objetos do comum, prédios rústicos e urbanos, encargos pios, dívidas ativas e cartório (1833).

Integra diligências efetuadas para a supressão do Convento (1833).

Integra os autos de posse edifício do Convento (em 20 de Agosto de 1834, pela Fazenda Nacional), bem como a avaliação do terreno.

Contempla a relação dos religiosos (alguns foram transferidos para o Convento do Grilo), e segundo nota manuscrita, a lápis, "o cartório deste Convento é o que foi pertencente à Província dos Agostinhos Descalços, não havendo por isso papéis desta Província".

Contém o requerimento de Josefa Caetana Edeltrudes Bibiana dos Reis Vila-Fria, recolhida Recolhimento de Nossa Senhora do Carmo dos Olivais, pública-forma de obrigação e contrato.

Compreende a descrição e avaliação de prédios urbanos em Lisboa e notificações feitas aos inquilinos, requerimentos de diversos requerentes a solicitar arrendamento de lojas, andares, incluindo ao cônsul do Brasil, e também encargos: juros aos Conventos do Chiado, da Formiga (Ermesinde), Santarém, Estremoz, Portalegre, entre outros (Convento do Grilo, 28 de Outubro de 1833).

Reúne relações de inquilinos de propriedades de casa situadas por baixo dos dormitórios do Convento, prédio urbano, número e valor da renda anual.

Inclui autos cíveis de ordem de posse e avaliação de um prédio rústico no termo de Palmela.

Contém assentos da décima extraordinária do Convento da Boa-Hora de Lisboa, do extinto Colégio dos Agostinhos em Santa Rita, e do Convento de Nossa Senhora do Monte Olivete, no sítio do Grilo. Assento de despesas do Convento de Nossa Senhora do Monte Olivete, no sítio do Grilo, desde 11 de setembro de 1833, em que tomou posse da sua administração o frei José do Egito.
Physical location
Ministério das Finanças, Convento de Nossa Senhora da Boa-Hora de Lisboa, cx. 2228
Original numbering
IV-D-77 (3), n.º 215
Language of the material
Português
Notes
Documento selecionado para o projeto "Lx Conventos: Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX.", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4703/2012). Este projeto tem como Instituição Proponente o Instituto de História de Arte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu entre Maio de 2013 e Abril de 2015.
Creation date
29/02/2012 15:47:23
Last modification
13/11/2017 15:52:23
Record not reviewed.